quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Festas juninas

27 junho 2017 - 06h00
O mês de junho é o mais festivo do calendário, pois, algumas pessoas gostam do carnaval e se divertem outros não gostam do barulho e da agitação, mas não há quem não goste das festas juninas, das quermesses, das músicas, das comidas doces e salgadas e até das danças que aos poucos voltam a fazer parte das festividades.
 
Sempre gostei das festas juninas e pelas cidades do interior podemos curtir com mais intensidade, afinal ainda conservam suas características originais.
 
Mulheres e crianças com seus vestidos rodados, as tranças longas, os homens vestidos com ternos cheios de remendos coloridos, a barba rala desenhada no rosto limpo e chapéus de palha trazem consigo a alegria e a inocência de brincadeiras da infância, quando as comemorações juninas eram feitas nas escolas e sempre tinham continuidade nas casas, onde a fogueira aquecia o ambiente noturno, mais frio nesta época do ano e nela todos além de aproveitar o calor para se aquecer assavam deliciosas batatas doces que embrulhadas em papel alumínio ficavam reluzindo na brasa e após era saboreadas por todos, que aproveitavam para tomar vinho quente e quentão, comer muita pipoca e se entreter em longas e animadas conversas.
 
Hoje estamos aos poucos voltando a cultivar esses hábitos alegres e festivos, vemos com mais frequência bandeirinhas coloridas enfeitando os quintais e as varandas de muitas casas... 
 
O cheiro gostoso das comidas típicas sendo feitas com antecedência se espalham pela redondeza como a convidar todos a se juntarem nessa festa.
 
E os motivos de comemoração são vários, temos Santo Antônio, logo a seguir vem São João e para findar o mês São Pedro... 
 
Podemos fazer a comemoração na casa de vários parentes ou juntar os vizinhos e todos colaboram com os comes e bebes, assim fica ainda mais deliciosa, pois, vários são os sabores deliciosos servidos.
 
São tantas coisas gostosas que atualmente as festas juninas se prolongaram e chegam ao mês de julho e, com tranquilidade muitos dão prosseguimento aos alegres festejos durante todo o mês de julho, que após tantas festividades era um mês parado, onde só podíamos ver os meninos em férias soltando pipas ou meninas reunidas em grandes e profundas conversas sobre o que serão no futuro... Lógico que falamos de crianças que não ficam manuseando o celular como se nada de interessante houvesse para fazer.
 
As quermesses feitas nas igrejas e nos clubes ainda adicionam o bingo, que entretém os mais velhos com as mais variadas prendas, uma boa maneira de colaborar com entidades filantrópicas e ainda sair levando um prêmio para casa... 
 
Só de imaginar que ainda podemos comemorar o dia de São Pedro, fico aqui pensando em saborear bolo de fubá, canjica, arroz doce, pipoca, pinhão, milho assado na brasa, além de caldinhos quentinhos e saborosos e lógico para acompanhar um delicioso e leve vinho quente feito com capricho carregado de uva passa, abacaxi e maçã...
 
Com essas festividades voltamos no tempo e saboreamos tudo isso com a alegria de criança...