sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Gol do Brasil: uma ótima!

22 março 2018 - 01h00
Fui conhecer pessoalmente o Projeto "Gol do Brasil", que a CBF e WTC implementaram em Ribeirão Pires, com apoio da prefeitura. Vale a pena verificar o que se realiza naquele município que é uma estância turística tão próxima à capital. Ainda tem trechos de Mata Atlântica quase intactos, com manacás da serra colorindo o verde e mostrando o quão generosa é a natureza, se não for destruída. 
Este é um "golaço". Os alunos da Rede Pública - tanto do Município como do Estado - têm treinamento futebolístico no contra turno. Aprendem não só a jogar futebol, a conhecer a história desse esporte, a trabalhar em equipe e de forma cooperativa. Muito mais do que isso, investe-se num conjunto de habilidades que são exatamente aquelas pelas quais se preocupa a UNESCO, órgão da ONU encarregado da cultura, de disseminação dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O arcabouço de atributos humanos sem os quais a Humanidade poderá regredir, em lugar de avançar no rumo utópico da busca de perfectibilidade.
Respeito, companheirismo, empatia, autoconhecimento, criatividade, cidadania, civismo, tudo isso é vivenciado pelos jovens monitorados por outros jovens, especialmente capacitados para um convívio que não é continuidade de aulas prelecionais, mas prazerosa prática do aprender com alegria. 
Conversamos com alguns dos estudantes que manifestaram, com espontaneidade, o seu contentamento por fazerem parte da pioneira iniciativa. Os relatos constituem o atestado do êxito desse projeto, que, de certa forma, antecipa aquilo que é necessário para observância das regras do Novo Ensino Médio. É a faixa etária em que existe evasão e a juventude não aceita mais o velho esquema de aulas expositivas, com quinze disciplinas, todas elas compartimentadas e sem vínculo aparente com a vida real.
Por deferência de Walter Feldman, nosso paulista à frente da CBF, veio para uma exposição bem eloquente sobre o projeto o Gerente de Desenvolvimento Técnico do setor de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Diogo Cristiano Netto. Forneceu todas as informações que convenceram os presentes da relevância de um programa que envolve o jovem com o esporte mais sedutor para os brasileiros, que é o futebol, mas oferece um componente saudável e ético de reforçar os valores dos quais a nacionalidade se ressente nesta quadra histórica.
Conheço inúmeros Prefeitos Educadores que seriam parceiros ideais para a disseminação dessa proposta alvissareira e não só promissora, mas verdadeiramente exitosa, pois os frutos colhidos em Ribeirão Pires podem se espalhar por todos os outros 644 municípios bandeirantes. Tento para a CBF - Confederação Brasileira de Futebol e para a Estância Turística de Ribeirão Pires.