quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

"Haja luz"

18 agosto 2018 - 23h59
Desordem, bagunça, leis desrespeitadas, insegurança, impunidade... Ultimamente, no Brasil, temos a percepçãode que as coisas estão fora de ordem. E isso nos angustia, porque é muito bom quando as coisas funcionam bem. Não temos a ilusão de que alguma coisa será perfeita aqui na Terra. Todavia, o contexto poderia ser melhor e mais justo! Parece que estamos vivendo no caos. O livro de Gênesis conta que a terra era sem forma e vazia. Havia trevas sobre a face do abismo. Um caos. Mas Deus colocou ordem no caos, começando por trazer à existência a luz - "E disse Deus - Haja luz, e houve luz". (Gênesis 1.2-3) A palavra que trouxe a luz mudou tudo. 
O profeta Isaías falou sobre uma mudança de condição, através da luz - "O povo que andava em trevas viu uma grande luz e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz". (Isaías 9.2) O que isso significa? Isaías está-se referindo à visão espiritual que a vinda de Jesus ao mundo traria aos homens. Antes de Jesus, os homens viviam na cegueira espiritual, tateando no escuro, procurando a luz. Sem a luz de Jesus não conseguimos enxergar quem é Deus, quem realmente somos, quem é o nosso próximo e qual o propósito de nossa existência. Não conseguimos enxergar que a vida aqui na terra é apenas uma parcela da vida eterna. Quando a luz de Jesus entra em uma vida, a escuridão acaba, o caos passa por um novo ordenamento, cada coisa toma o seu lugar. Tudo se faz novo!
Como a luz é maravilhosa! Quando ela falta é que nos damos conta de sua importância! Triste é andar por um caminho escuro; triste é andar em trevas! Imaginemos um mundo sem luz, onde as belezas existentes não pudessem ser contempladas! Seria terrível. 
O texto de João 9 conta a história de um cego de nascença. No tempo de Jesus, os cegos eram excluídos, não tinham valor algum. Eram considerados culpados por sua condição, e o que lhes restava era a mendicância. É interessante que Jesus notou aquele cego. Jesus percebe e se importa com o homem, esteja onde estiver, seja qual for a sua condição. Jesus deixa claro aos fariseus que a cegueira daquele homem não era consequência de pecado.
Ao contrário disso, Deus tinha o propósito de manifestar naquela vida a Sua glória. Sendo assim, Jesus utiliza um método estranho; porém, significativo - cuspindo na terra e fazendo um lodo com a saliva, untou com o lodo os olhos do cego, mandando-o lavar-se no tanque de Silo é. Os métodos de Jesus nem sempre são comuns. Para cada pessoa Ele tem um método diferente. 
O cego não relutou, pois desejava enxergar; então, fez conforme as orientações de Jesus, e voltou vendo. Era cego, mas agora podia ver. Aquele homem, que antes estava em trevas, podia ver agora a maravilhosa luz de Deus, enquanto os fariseus, que podiam ver fisicamente e eram considerados iluminados, mostraram-se espiritualmente cegos. Jesus é a luz do mundo! Quem o segue jamais andará em trevas, mas terá a luz da vida! (João 8.12)