quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Homenagem aos Avós

26 julho 2018 - 23h59
É justa e merecida a data de 26 de julho para homenagear os avós.
Na verdade no dia 26 de julho a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Sant´Ana, pais de Maria e avós de Jesus.
A relação que surge entre avós de e seus netos é quase sempre cheio de carinho, troca de carícias, de afeto, cumplicidade e compreensão.
Assim foi a relação de Joaquim e Ana com Jesus primeiro é único neto deles, na cidadezinha de Nazaré. Quantas vezes o menino Jesus pediu à sua mãe Maria de ir a passar o dia e talvez a noite com os avós. E a mãe lhe permitia e o coração de Jesus se enchia de felicidade, imaginando se divertir mais na casa de Joaquim e Ana. 
Também nos dias de hoje as crianças ficam felizes e contentes ao serem deixadas na casa dos avós, numa atmosfera de liberdade, alimentada pela paciência, pelo afeto e pela amizade dos que passam a tratar os netos de forma mais serena e tranquila e com muito mais de sabedoria. Os avós são amigos, companheiros de jogos dos netos, confidentes e cúmplices, afetuosos e compreensivos, mais disponíveis a certas concessões e acima de tudo são fonte inesgotáveis de sabedoria.
Os avós são um ponto de referência essencial e indispensável para a família inteira.
Infelizmente, hoje, as crianças passam pouco tempo com os avós. O contato com eles em muitas famílias é nulo ou esporádico demais porque as crianças frequentam escola, academia, curso de língua, fazem natação e acabam para não ter muito contato com os avós. A falta de convivência entre avós e netos, traz consequências tristes para as crianças, para as famílias e para a sociedade.
Avós e pais, apesar destes últimos estarem muito ocupados com o trabalho e carreira ou com os serviços de casa, têm o dever de passar determinadas horas com os filhos e netos. Muitos avós são ainda jovens e cheios de vitalidade e podem interagir e ficar muito bem ao lado dos filhos e netos.
Pais e avós formem uma família unida, educando juntos os filhos e netos e gerando o gosto pela vida, pelas tradições de família, pelos bons costumes e pela religião.
Há porém, quem considera os avós, sobretudo se esses passaram dos 80 anos ou se estiveres doentes, pessoas inúteis, incapazes de prestar e oferecer atenção aos netos
É uma visão distorcida que apresenta a imagem social do idoso baseada na decadência, no isolamento, no abandono de quem já não é capaz de prestar algum serviço. Eles, porém, Os avós mais velhos, terão sempre algo a ensinar, são fontes de amor, ternura para com os netos, mesmo tendo a força de estender apenas uma mão para acariciar os netos.
É esse o motivo que nos deve levar a dedicar redobrada atenção à figura dos avós, por serem eles mestres de vida e de profunda sensibilidade humana para com todos os componentes da família.