sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Homenagem e gratidão para os pais

08 agosto 2019 - 23h59
O pai, figura nobre, de herói, de campeão, de ídolo, torna-se modelo e exemplo se com sua capacidade mostrará sua grandeza moral, espiritual para o crescimento e a união da família. No passado havia maior jeito de o pai exercer sua autoridade pelo fato de ser a família patriarcal, com códigos bem definidos, respeitados pela esposa e filhos. No entanto a sociedade mudou e hoje muitos pais não conseguem lidar com a emancipação das mulheres e com o individualismo e relativismo que triunfam no ambiente social e influenciam mulheres e jovens. Pai com autoridade, sim, pai autoritário não. Os filhos acreditam nesta máxima de sabedoria. Pai autoritário é aquele que partindo de alguns princípios, impõe práticas e observâncias rígidas, com um sistema de controle externo e muitas vezes arbitrário. O medo de perder o controle da situação doméstica faz com que policiem os filhos 24 horas diárias.
Acham que são excelentes pais e não conseguem perceber que sufocam seus filhos a ponto de serem os responsáveis pela insegurança e baixa auto- estima deles. Os filhos percebem a existência de um controle autoritário, submetem-se ao invés de criar um sentido interior de responsabilidade.
O pai que age, ao contrário, com autoridade mostra com o seu comportamento o que é certo ou errado, o bem e o mal. Assim sendo, obviamente, os filhos serão bem mais sensíveis e cuidadosos com suas escolhas, atos e ações. À autoridade paterna está ligado o afeto que é colo, companheirismo, amizade e desejo de ver os próprios filhos felizes e realizados.
Se os filhos sentem-se amados, respeitarão o pai e a mãe e como retribuição obedecem-lhes as ordens. O afeto anima os filhos e transmite a sensação de que agir bem é para ser mais felizes. Somente assim a atmosfera familiar tornar-se-á mais positiva e serena. Porém, mesmo esforçando-se a serem bons educadores, é sempre difícil educar. Quando o assunto é a educação dos filhos, não há fórmula pronta a ser seguida. O que dá certo para uns, pode ser desastroso para outros, pois cada qual tem sua individualidade, motivação e sensibilidade. A força do exemplo, vale mais do que milhares de palavras.
O primeiro evangelho para ensinar aos filhos, será sempre o exemplo de vida do pai e da mãe. Vendo os pais que se amam, os filhos aprendem o que é o amor. Vendo os pais que se perdoam, os filhos aprendem o que é o perdão.
No Dia dos Pais, cada filho, dirigindo-se ao próprio pai homenageia-o com orgulho e amor.
O Pai celeste que é perfeito em tudo aquilo que faz por nós, abençoe os pais Aos homens Ele confiou a tarefa de gerar no amor e pelo amor e perpetuar as espécies humanas sobre a terra.
Os pais são feitos à semelhança de Deus, são fontes de vida e de amor. Comparação inefável que, nem sempre é compreendida no seu mais profundo significado, enquanto essa semelhança com Deus, vem se desgastando cada vez mais, diante de outros modelos mais emergentes e fortes que a mídia apresenta.