terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ideias para a sua retomada

29 julho 2020 - 23h59
O mundo acaba de levar um tombo. Fomos pegos de surpresa. A pandemia chegou sem avisar e, dentre todas as outras notícias ruins, mexeu com a estabilidade financeira de muita gente. Eu também fui afetado diretamente em um momento de transição da minha vida. Meu mundo virou. Mas quero trazer boas notícias.
Como sempre fui apaixonado pelos temas criatividade e ideias, eu decidi escrever algumas dicas para ajudar você a pensar em novas ideias de negócios com os recursos que possuir em mãos hoje.
Então, se você não faz nenhuma ideia do que fazer neste novo mundo, com tanto desemprego e dificuldades sem precedentes, continue lendo o texto que tenho uma dica que talvez possa ajudar. 
Bom, a técnica que compartilho com você se chama listagem de atributos. É simples. Pegue um papel e faça duas colunas. Uma com suas habilidades e outra com recursos que tem à disposição.
Para ilustrar, vou dar um exemplo hipotético. 
Minhas habilidades:
Cozinhar
Gosto de crianças
Consertar carros
Meus recursos:
Internet
WhatsApp
Muitos amigos
Fiz uma lista simples e curta apenas para exemplo. Agora, terminada a lista, o próximo passo é testar conexões entre suas habilidades e os recursos. Para cada conexão, você precisa pensar uma série de ideias. (Dica bônus: coloque uma cota mínima de ideias, por exemplo 5 ideias para cada conexão, e pense até chegar no número imaginado.)
Por enquanto, não avalie as ideias. Apenas pense e escreva o que vier na cabeça. Depois, e só depois, é hora de avaliar como implementar. Voltemos ao exercício. Se pegarmos a habilidade "consertar carros" e conectar com o recurso "WhatsApp" , vamos ter algumas ideias. Basta se perguntar: o que podemos fazer com isso?
Uma ideia: que tal oferecer serviços de mecânica automotiva em casa. 
Você divulga o serviço pelo WhatsApp através dos amigos e tem um diferencial: o cliente não precisa se virar para levar o carro até você, mas você vai até a casa da pessoa e faz o conserto lá. "Ah, mas tem conserto que precisa de equipamentos maiores..." Opa, lembra que falei: não é hora de avaliar. Apenas pense.
E acredite: muitas vezes, essa comodidade se torna até um diferencial. Apenas lembre-se de usar máscara e levar álcool em gel. Vamos pensar em outra ideia?
E se você oferecer consertos online no estilo "faça você mesmo".
Aqui a ideia seria dar suporte via WhatsApp para consertos simples, onde o proprietário faz uma chamada de vídeo e você explica o reparo em tempo real, guiando o cliente para ele mesmo consertar o carro e pagar um valor muito mais em conta pelo serviço. E se o problema for grave, você vai até o local e conserta o carro (como na ideia 1).
Percebe que são ideias viáveis para uma pessoa que sabe consertar carros e tem WhatsApp? Faça o mesmo com você. Tenho certeza de que você vai se surpreender com tantas oportunidades que vão surgir.
Espero que tenha ajudado. Se nos unirmos, vamos superar este período tão obscuro e voltar ao normal mais fortes, mais preparados e melhores do que antes. Cuidem-se.