sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Luzes na cidade para um Natal de Luz

28 novembro 2019 - 23h59
Em preparação ao Natal, todas as cidades se preparam para viver com emoção o nascimento do Menino Jesus e em homenagem a Ele e ao seu aniversário acendem luzes em todos os cantos: praças, avenidas, prédios públicos, residências e lojas. 
A Prefeitura de Suzano já mandou enfeitar o coreto e as árvores com símbolos e luzes coloridas.
As instituições estão trabalhando­ para recolher brinquedos e presentear as crianças mais carentes no Natal. Agita-se o mercado com seus produtos coloridos e luminosos e suas roupas novas.
Merecem grande destaque no cenário natalino, o presépio, a estrela e os anjos. Os pastores e os magos que se dirigem à gruta de Belém, indicam o caminho da esperança a ser percorrido por milhões de homens e mulheres que se encontram em ansiosa caminhada, entre relações difíceis e estéreis, tropeços e bloqueios psicológicos.
Pois sabemos que quando o povo anda perdido, porque obscuro é o caminho, ele precisa de uma estrela-guia, precisa da luz divina
Sem a luz de Belém, que Cristo veio trazer à terra, para que floresçam a justiça, a paz e o bem comum, escuras se tornariam a vida, a cidade e a família. Quase nada se enxergaria à frente.
Precisamos ver e enxergar o bem que devemos fazer e o caminho que devemos seguir. Na cidade de Jerusalém, vergonhosamente vazia de luzes divinas, os Magos se perderam. Perceberam a falta de luz no coração do rei Herodes e torceram para reencontrar o caminho certo, o caminho que a estrela estava percorrendo para chegar ao Deus-criança, ao Messias esperado, orvalho de amor, de justiça e de liberdade.
Que as luzes de Natal, que em breve transformarão a Praça João Pessoa num espaço bonito e desejado de se ver, façam-nos compreender que quem traz vida e luz ao coração do homem é Cristo, Luz surpreendente para quem está em busca do sentido da vida. São João evangelista apresenta-O no início de seu Evangelho como:" A Luz que brilha nas trevas, a Luz verdadeira que ilumina todo homem" (Jo.1,6-9).
A luz é o símbolo do Menino Jesus que iluminou o coração dos pastores, quando foram até Ele na gruta de Belém. Hoje, Cristo nos ilumina para vivermos como “filhos da luz” (Ef.5,8), na bondade, na justiça e na verdade. Sua Palavra seja luz e lâmpada para o nosso caminho. “Não extingais a luz do Espírito Santo” recomenda São Paulo. Toda a história da criação pode ser contada com exatidão e inteireza perfeitas, pelas palavras fixadas no Livro do Gênesis, Deus disse: "Faça-se a luz” (Gn 1,3).
As certezas e as conquistas oferecidas pela luz divina e pelas luzes do Espírito Santo, são maiores que as dadas pelas luzes de paraísos artificiais e pelas luzes da razão natural, humana, científicapolítica e administrativa.
Nem todas as coisas que fazem parte do mistério divino a razão entende e compreende e muitas vezes por falta de fé. As verdades, os símbolos e tantos outros sinais, são ignorados e deixados de lado sem se dar conta daquilo que Deus pode nos revelar.
Que a estrela e as luzes de Natal, espalhadas por todos os cantos da Terra e das cidades, façam caminhar a humanidade por uma terra rica de amor, de paz e de alegria, projeto este do Emanuel, do Deus encarnado.