quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Mais ônibus nas eleições

04 outubro 2018 - 23h59
O DS trouxe na edição de ontem reportagem mostrando que o sistema de transporte vai ser reforçado para atender os eleitores.
Quem for votar terá mais oções de coletivos nas linhas de ônibus de Suzano.
A reportagem mostrou que os ônibus municipais da região terão alterações nos horários para facilitar o deslocamento dos eleitores aos colégios eleitorais. A breve mudança é em razão das Eleições Gerais 2018, marcadas para este domingo, dia 7 de outubro.
Os ônibus municipais de Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá funcionarão com um acréscimo de 10% na frota de domingo. 
Os intervalos entre os horários também serão menores em todas as linhas de ônibus. 
Segundo a empresa Radial, permissionária do transporte municipal, domingo o reforço na circulação de ônibus começa a partir das 8 horas indo até as 16 horas. 
Os intervalos de tempo também serão diminuídos para auxiliar no fluxo dos eleitores de Suzano, Poá e Ferraz. 
Os ônibus intermunicipais não terão mudanças no horário e funcionarão com o horário de domingo. 
Em Suzano, a frota normal de domingo é de 45 veículos. Com as alterações, 50 carros vão operar no município, ou seja, cinco carros a mais serão disponibilizados. As linhas beneficiadas com o aumento da frota serão: linha 02 Miguel Badra/Colorado; linha 04 Vila Barros/São José; linha16 Cia Suzano/Palmeiras; linha 20 Colorado/Suzanopolis e linha 06 Terminal/Jd. Varan. 
Já os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) irão funcionar no horário normal de domingo, das 4 horas a meia-noite. 
É importante que exista esse reforço no sistema de transporte para garantir opções ao eleitor. 
Afinal ele terá um importante exercício de cidadania no domingo, quando terá de votar para escolher os próximos governantes.
Exercer a cidadania não é apenas comparecer à seção eleitoral (urna) eleitoral. 
É um processo que começa antes do dia da eleição, com a busca de informações sobre os candidatos, sobre os partidos, sobre a história deles no contexto nacional e regional. 
Voto consciente é aquele que é exercido com reflexão, avaliação, questionamento. Assim se exerce, de fato, a democracia e a cidadania.
Para isso a locomoção, por meio do transporte público, é fundamental.
O reforço proposto para Suzano chega em um momento muito importante que é o de escolha dos novos governantes e representantes do País.