quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Natal para todos

20 dezembro 2018 - 22h59
"Nasceu para nós o Salvador, o Cristo Jesus, que se fez homem e veio habitar entre nós" (Jo.1,14 ).
Natal é a recordação de que Deus fez-se homem, concebido no ventre de uma mulher de origem comum, sem nobre parentesco. 
O coração do Natal é uma criança. Por isso o canto, a poesia e o cenário natalino são motivos de alegria para todas as crianças que fazem festa, tanto nas casas dos pobres e dos operários, como dos empresários e políticos. Elas são e fazem a alegria do lar. 
Há crianças que são ameaçadas de morte já no ventre materno. Jesus, recém-nascido foi ameaçado pelo cruel Herodes e precisou ser levado por José e Maria ao Egito para escapar à morte.
Hoje também há muitos Herodes, com outros nomes e cargos, mas com a mesma vontade de matar fetos ou recém-nascidos, liberalizar os abortos ou deixar as famílias na miséria.
Se dependesse das crianças o mundo seria outro. Elas são sementes de uma humanidade nova, indicando novos caminhos e sonhando com a vida e o respeito pela dignidade dos seres humanos.
O projeto do " Emanuel " o "Deus conosco" era de transformar a terra numa grande família. Vindo do céu e encarnando-se na carne da gente, queria anunciar uma nova esperança ao povo sofrido. 
Com a sua chegada, anunciada pelos profetas e indicada presente por São João Batista, nova luz brilhou no meio das trevas e num mundo quebrado pelo ódio, violência, egoísmo, ganância e ambição.
Os pastores e os pobres tornaram-se os poetas e os protagonistas do nascimento de Jesus.
Nos sentimos tomados neste Natal pela alegria dos cantos, das músicas, das luzes, dos presentes, das mensagens natalinas e por muitas outras coisas que encantam os olhos e fazem a alegria das crianças e das famílias.
Muitos suzanenses viajam para festejar o Natal com seus familiares. E depois da festa? Acabam os gestos de acolhida e de partilha. Acaba a vivência religiosa que dá todo o sentido à nossa vida. 
O amor e a amizade passam em segundo plano. Sobrevivem o egoísmo, a ganância, o orgulho que deixam as crianças e muitas famílias sofre a fome ou a miséria.
Será que a festa do Natal nesse mundo que planeja guerras, ataques e atentados contra inocentes é mais uma festa de fachada?
Nós queríamos que fosse um sinal de ternura, de amor, de luz, de paz, de solidariedade e fraternidade universal. A todas as crianças, a todas as mulheres grávidas que carregam no ventre uma vida humana e divina, a todos os pais desejamos um Natal Feliz.
Que nenhuma vida de criança tombe na escura sombra da fome e da morte.
Que as boas notícias de vida nova alegrem o lar de todas as famílias.
Bom Natal e Feliz Ano Novo!