sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Nem todo chefe consegue liderar pessoas

19 março 2019 - 23h59
Alexandre, o Grande, Rei da Macedonia conduzia seu exército de volta para casa depois da vitória contra Porus na Índia. A região que cruzavam no momento era árida e deserta, e os soldados sofriam terrivelmente de calor, fome e, mais que tudo, de sede. Os lábios rachavam-se e as gargantas ardiam por falta de água. Muitos estavam prestes a se deixar cair no chão e desistir. Um dia, por volta de meio-dia, o exército encontrou um destacamento de viajantes gregos. Vinham montados em mulas, e carregavam alguns recipientes com água. Um deles, vendo o rei quase sufocar de sede, encheu um elmo com água e ofereceu-lhe. Alexandre pegou o elmo nas mãos e olhou em torno de si. Viu os rostos sofridos dos soldados, que ansiavam, tanto quanto ele, por algo refrescante e disse para todos ouvirem: 
"Pode levar, pois se eu beber sozinho o resto ficará desolado, e você não tem o suficiente para todos". E devolveu a água sem tomar uma gota. Os soldados, aclamando seu rei, puseram-se de pé e pediram que o líder continuasse a conduzi-los adiante. Caro leitor, não importa qual seja a situação, as pessoas produzem e se envolvem mais na presença de um líder e não sob a égide de um chefe. Líderes motivam e inspiram, são exemplos de conduta e mostram o caminho a ser seguido. Já aquele que veste a capa de "chefe", normalmente age de forma autoritária e é muito mais temido do que respeitado. 
Jamais servirá como exemplo! O líder enxerga as pessoas abaixo dele como parte de uma equipe, já o chefe, vê os demais como subordinados e que devem seguir à risca suas ordens, sem discussão.