terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ó elas aí traveis, gente!

09 setembro 2017 - 06h00
Lindos e velozes traços no céu.
As vezes estamos tão concentrados em coisas dominadoras que nem percebemos o que nos rodeia.
Olhei melhor. São mensagens de alegria, gente. Umas andorinhas passando pela minha tarde. Uma tarde bem quentinha, bem seca, talvez até demais. Mas podemos nos dar conta, a Primavera é só daqui mais uns quinze dias, mas já dando os sinais aqui em São Paulo. Doces andorinhas!
 
Gosto da Primavera. Se tem alguém que não gosta é porque não entendeu nada até agora na sua Vida. A bela estação das flores nos vai trazer a calma, nos vai trazer a esperança. 
O florescer geral é um lindo sinal de que tudo vai mudar, vai melhorar, vai frutificar, vai amadurecer, vai se refazer, se recriar. Vai nos alimentar de Luz.
 
Então, por que não se colocar disponível para receber algo melhor que pode vir? Para de pensar em tufão. Isso é lá pro Norte, muito além da Nossa Pátria Mãe Gentil. Para de pensar em Guerra Atômica. Isso também está para além dos nossos sentidos.
 
Continuo fazendo minhas palestras onde me convidam. Sei que gostam quando leio alguns poemas. Esse é o meu jeito. Faz muitos anos trago os meus versos mesmo aos conteúdos mais acadêmicos das minhas falas. O verso é minha vida. O verso é a sua vida. Eu o reconheço. Você reconhece o seu? Então coloque-se mais livremente ante as paisagens da vida. Vai vê-lo. Tente então reconhecê-lo. O caminho da sua vida tem os seus versos. 
Olhe melhor. Sinta o perfume. Sinta o aroma. Sinta o gosto. O caminho é o seu. Só você pode reconhece-lo. 
 
O que me surge a frente pode não ser visualizado por você em seu diverso caminho. Mesmo que estejamos juntos e olhando para o mesmo ponto. Cada um vê a sua paisagem, do seu próprio jeito. Continue tentando.
Não se deixe esmorecer nem nesta Semana da Pátria. Muita coisa vai mudar. Coloque-se também a disposição para que possamos contribuir para dias melhores. Depois da Primavera há de chegar o Verão com sua luminosidade, com seu brilho, com sua vibração, com seu calor. 
 
Você já está no Jogo. Não dá mais para parar. É continuar, seguir em frente.
Este mês lanço mais um livro de Poesia. Trato da primavera, do nosso caminho, da nossa formação da esperança. Não vou me abater mais do que a crise econômica já tenta me impor. Foco a esperança e o caminho para a felicidade. Minha direção é ser feliz, sim!
 
Gente, olhe melhor, veja o seu verso de esperança. 
Mesmo que sinta o que sei sentimos dessas tantas asperezas brasileiras do nosso hoje. Mas, tenho confiança, acredito piamente que vamos ajudar, novamente, a reconstruir os que deixamos ser desmoronado.
Deixamos! Não é o caso de chorar, não é para ficar imóvel, estático, ante a miserabilidade humana que deixamos dominar-nos por todo esse período. Reação!
Repito, somos a Poesia! Eu e você somos a Poesia. A Vida é Poesia. Olhe melhor. Identifique então os seus versos na Vida que tem adiante.