quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O que está acontecendo com as pessoas?

10 outubro 2017 - 06h00
Vendo as notícias divago pelos relatos históricos que li e não vejo nada semelhante ao que tem ocorrido nos tempos atuais, mesmo em períodos de intensa violência, de guerras e de invasões.
Nenhuma agressão tinha esse caráter gratuito como está ocorrendo nestes tempos que vivemos.
Como pode uma pessoa sair de casa preparada para matar e, em nenhum momento se arrepender e retroagir nessa atitude. O que pode motivar o ser humano ser pior que o animal que ataca quando está faminto?
O que leva um homem a se municiar como se fosse para um combate, alugar um quarto de hotel e mirar pessoas que se divertem e nelas atirar, mesmo sem as conhecer, matando tantas quanto pode acertar.
Certamente não foi o remorso que o levou ao suicídio logo após esse ato tresloucado, talvez a consciência da punição ou a lucidez do enfrentamento da sociedade revoltada.
Por mais esforço que todos façamos, não conseguiremos entender essas atitudes, mas fatos que ocorrem em outros países apesar de nos agredir parecem distantes e em breve tempo podem até ser esquecidos.
De repente, somos tomados de surpresa aqui em nosso país também temos pessoas assim. Um homem solitário sai de sua casa, que depois descobrimos ser tão desorganizada, talvez tal e qual sua mente, carregando numa mochila álcool e a intenção maligna que levaria à morte crianças que brincavam em uma escola pública.
Uma cidade traumatizada, famílias que perdem a direção, crianças sofrendo dores sem nem mesmo entender o que aconteceu...
Nessa mistura inexplicável de agressão aparentemente vingativa, vemos surgir uma heroína, que freneticamente busca salvar o maior número possível de crianças, mesmo sofrendo as agruras do calor e das queimaduras que atingem seu corpo... Professora que não pensou em si, que no afã de salvar vidas inocentes acabou deixando órfãos os próprios filhos também pequenos e indefesos...
O que explica esses ataques desnecessários, o que leva tantos seres chamados humanos e se tornarem violentos, agressivos e muitas vezes sob a bandeira efêmera de alguma religião, escondidos atrás de máscaras ou não, matar pessoas que nem mesmo conhecem?
Estamos mesmo no final dos tempos? 
Não bastam as catástrofes naturais que atingem tantos locais deste planeta, destruindo e matando pessoas e animais... O fogo que consome florestas inteiras e escurece o planeta com sua fumaça densa...
Ainda temos que conviver com a violência desnecessária de pessoas que buscam em seu âmago motivos para matar e ferir quem nenhum mal lhes causou.
Estamos nos tornando tão rancorosos, que passamos a temer um olhar de viés, uma palavra mal colocada e que qualquer simples discussão pode ser transformada em motivação para matar... 
Nem mesmo entre os animais mais ferozes vemos isso acontecer...