quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O que ficou para trás

03 dezembro 2017 - 05h00
Se passarmos o tempo todo atolados nas suposições a respeito do passado, não traremos nenhum impacto sobre o presente e futuro. 
A menos que abramos mão das lembranças do passado, deixando de imaginar como tudo poderia ter sido diferente, não seremos capazes de experimentar coisas novas. 
É muito fácil ficarmos presos ao passado pelo "se"... Mas não podemos fazer qualquer intervenção no passado. Ficar preso ao passado não é sinal de sabedoria. 
É muito conhecida a história da mulher de Ló, que olhou para trás e foi transformada em uma estátua de sal (Gênesis 19:1-26). Essa história sempre me impressionou, confesso. A mulher de Ló nos mostra que olhar para trás nem sempre é uma boa ideia. 
A mulher de Ló vivia numa cidade corrompida - uma cidade cruel, na qual leis e princípios não eram mais respeitados. 
Quando Deus já não pôde suportar a impiedade daquele lugar, enviou seus anjos, na forma de homens, para a casa de Ló, a fim de avisá-lo de que estava para destruir aquela cidade. Deus ama o pecador, mas abomina o pecado. Crendo na mensagem dos anjos, Ló se apressou para falar com seus genros e filhas sobre o que Deus faria com a cidade. 
Mas eles acharam que Ló estava brincando, e não fizeram nada. Semelhante fato ocorreu com Noé, que foi considerado "louco" por construir uma arca, obedecendo a ordem de Deus, tendo em vista a chegada do dilúvio. 
Até mesmo Ló, sua esposa e as duas filhas hesitaram. Então, os anjos tiveram de agarrá-los pela mão e levá-los para fora da cidade, ordenando para que não olhassem para trás. (Gênesis 19:17)
Por que os anjos disseram isso? Seria um teste de obediência? Seria um ato simbólico de deixar para trás o mal e olhar para frente, em direção às promessas e à provisão de Deus para eles, os únicos habitantes salvos daquela cidade corrompida? Não sabemos. Todavia, a mulher de Ló não passou no teste. Ela deve ter pensado: 
"Passei tantos anos construindo uma casa e agora tudo vai ser destruído? Não acredito! O que será de minhas jóias, minhas roupas, minhas panelas, meus animais domésticos? Como vou deixá-los para trás?" 
A Bíblia nos ensina a não olharmos para trás. Uma vez que abraçamos o caminho da fé em Jesus não podemos olhar para trás, voltando às velhas práticas. 
O apóstolo Paulo sintetiza bem isso - "Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus". (Filipenses 3:13-14) Mesmo diante do perigo iminente, da vida colocada em risco, ela fez a escolha errada. 
Olhou, não para o que estava ganhando - a própria vida, mas para o que estava perdendo. Como resultado - "olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal”. Um alerta para todos nós!