quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O trânsito e os ciclistas

14 maio 2018 - 23h59
Nestes últimos dias o número de mortes de ciclistas foi assustador. Foram tantos que causaram comoção, pois, um casal de namorados foi atropelado por um motorista alcoolizado e ela acabou falecendo em função dos ferimentos sofridos e ele ainda se encontrava hospitalizado.
Em outro local um ciclista transitando na contramão de direção e fora da via exclusiva para ele acabou perdendo o controle de sua bicicleta e perdeu a vida, juntamente com suas sobrinhas que estavam em sua garupa, após bater de frente em um caminhão.
Outros acidentes aconteceram com e sem gravidade e nos faz pensar que não é normal tantos acidentes assim em tão pouco tempo na nossa região.
É lógico que faltam ainda muitas ciclovias, pois, as existentes são de poucos quilômetros e nem são tão seguras quanto deveriam ser.
Nossas cidades não estão preparadas para as ciclovias, as pistas são estreitas e não permitem em muitos locais o alargamento, dando condições de trafego para veículos e bicicletas com a segurança e conforto que se espera.
Onde já foram construídas e permitem que a circulação seja efetiva, são olvidadas pela maioria dos ciclistas que preferem trafegar pelas vias, enfrentando os veículos e as dificuldades inerentes ao trânsito.
O Código de Trânsito determina que os motoristas sempre tenham zelo e cautela quando conduzem seus veículos em qualquer situação, mas, essa cautela é sempre maior quando se trata de pedestres e ciclistas, entretanto, não basta o respeito que o motorista deve ter para com os ciclistas, estes também devem respeitar a sinalização e não circular entre os veículos.
Entretanto, o que é comum acontecer é vermos ciclistas trafegando no meio dos veículos e até mesmo fazendo malabarismos, obrigando muitas vezes os motoristas frear bruscamente seus veículos para não causar acidentes e, como na maioria das vezes esses ciclistas são jovens e aventureiros e sem se preocupar com os motoristas, saem rindo do tumulto que causam.
Muitas vezes nos deparamos com uma quantidade enorme de bicicletas no trânsito, seus condutores sem nenhum equipamento de segurança e não respeitando os sinais de trânsito, trafegando pela contra mão de direção e não respeitando nem mesmo o semáforo vermelho, atravessando a via e causando tumulto, sem se preocupar com o risco de acidentes que podem causar ou se tornarem vítimas.
Às vezes os vemos colados nas traseiras dos caminhões cujos condutores nem sabem que levam caronas inoportunas que podem se machucar numa freada brusca ou numa conversão inesperada.
Vemos também aqueles ciclistas devidamente equipados, que buscam a segurança das ciclovias e que as usam para ir ao trabalho, para as compras, para a faculdade e para o lazer, e que fazem uso desse tipo de veículo de forma rotineira, cientes de que esse número de usuários deveria ser crescente, pois, não poluem, não congestionam o trânsito e nem ocupam espaço nos estacionamentos.
Infelizmente quando nos deparamos com tantas notícias negativas, passamos a temer pela vida de quem faz uso de bicicletas, seja pela irresponsabilidade de motoristas como pela insensatez de muitos ciclistas...