quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Partida do Nosso Combatente

16 dezembro 2017 - 05h00

O nosso último herói, combatente da II Grande Guerra, Antonio Fernandes das Neves, deixou-nos. Completara 99 anos de idade em 23 de março último. Está na lista dos heróis saídos de Suzano para combater na Itália, em 1944/1945, pela Força Expedicionária Brasileira, a FEB.
Aqueles jovens foram para a Europa lutar junto ao Exército Americano. Demonstraram coragem, destreza e ousadia nos combates, reconheçamos, muito duros, nos finais de uma guerra extremamente dolorosa, como todas. Nossas forças apoiavam os Aliados, contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Esses jovens foram treinados em Caçapava. Dois dos nossos susanenses não retornaram, tombaram em combate: Abílio Fernandes e Jamil Daglia. Aliás, ao que sabemos, Jamil era de origem armênia, sendo seu sobrenome correto: “Daglian”. Os que retornaram chegaram ao Rio de Janeiro em 18 de julho de 1945, seguindo depois para o quartel de Caçapava, de onde vieram de trem para Mogi das Cruzes, então a sede do Município, em 7 de agosto, recebidos com todas as honras que os heróis mereciam de fato.
Foram, oficialmente, demoradas as homenagens definitivas. Em Suzano, a Rua Urupês passou a chamar-se Abílio Fernandes, e o Largo do Cruzeiro passou a chamar-se Praça Jamil Daglia. Mas a homenagem plena, com a denominação da Praça dos Expedicionários, só veio a ocorrer em 15 de Novembro de 1964. E em 2016, com a instalação do “Memorial dos Expedicionários” num espaço do Tiro de Guerra de Suzano, onde estão estampados todos os nomes, além dos dois, mortos na Itália, já citados, que são: Miguel Lopes de Oliveira, Mario Muraca, Aquira Nishioka, Arlindo Dias Marques, Celso Santos Paiva, Elpidio da Silva, Firmino da Costa Fernandes, José Benedito Aranha, Ivo Miguel da Silva, José Cu rsino, João Rodrigues Araujo, José Fernandes, José Luis Pereira Santos, Katsuo Miyazato, Antonio Garcia, Gumercindo Bassi, Emílio Rodrigues da Silva, Adelino Américo Pedroso, Pedro Vicente de Moura, João de Carvalho e Antonio Fernandes das Neves, todos esses nas forças do Exército Brasileiro. Acrescente-se também o nome de outro susanense, Antonio Pereira, que foi combater na Itália, mas na Força Aérea Brasileira.
Agora lembremos com destaque de Antonio Fernandes das Neves. Ele foi trabalhador em pedreira, filho dos agricultores Luis Fernandes das Neves e Caetana Freire de Almeida, que viviam na região do Pau-a-Pique, em Palmeiras. Antonio casou-se com Francisca Isabel das Neves em 18 de dezembro de 1958, em Igaratá, SP, assim estaria prestes a completar os sessenta anos de matrimônio. Porém sua esposa faleceu em 30 de outubro de 2015.
E, ainda assim, mesmo sem ela, continuou sua disposição de ajudar os outros. Sua casa já há alguns anos estava aberta a todos, para orações ou mesmo para uma conversa.
Deixa em seus filhos, Luis, Benedito, Norberto, Alencar e Fátima, além de Lúcio, já falecido, muita saudade. Nos amigos a lembrança de um permanente colaborador. Não há de ser jamais esquecido.