sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Pe. Eduardo Mc. Mahon missionário irlandês deixa em luto a cidade de Suzano

11 outubro 2018 - 23h59
O falecimento do Pe. Eamon Mc Mahon (Pe. Eduardo) de origem irlandesa, aconteceu no dia 5 de outubro, sexta-feira passada. Residia em Suzano há quase duas décadas ajudando na medida do possível, na Paróquia São Sebastião e também na Paróquia Mãe do Redentor. Foi missionário no Brasil durante 50 anos, trabalhando por 30 anos em São Paulo, no bairro do Belém e por 20 anos na Diocese de Mogi, residindo sempre em Suzano. Na verdade, os primeiros padres irlandeses chegaram à Suzano em 1968. Na Santa Missa da próxima segunda-feira (15) às 19h30 na Matriz de São Sebastião, faremos à memória do Pe. Eduardo, rezaremos também por todos os padres irlandeses que trabalharam como missionários em Suzano e também no distrito de Cesar de Souza em Mogi das Cruzes.
Pe. Eduardo se submeteu a várias cirurgias e veio a falecer quando a Congregação dos Padres do Espirito Santo completou 50 anos de serviço missionário na Diocese de Mogi das Cruzes. Pe. Eduardo começou a trabalhar como missionário na Nigéria, logo que foi ordenado Sacerdote em Dublin. Não foi sozinho à África, estava com ele também Pe. Bernardo Murphy e naquela terra ficaram durante oito anos. Se viram condenados e presos, mas fugiram e chegaram, por vontade deles, ao Brasil, pois o Pe. Bernardo gostava muito do futebol brasileiro e vindo a Suzano se tornou torcedor do Corinthians. Pe. Eduardo torcia pelo São Paulo, embora os dois gostassem de assistir juntos os jogos de futebol nos estádios do Morumbi e do Pacaembu.
Muitos rastos de luz deixaram os Padres americanos e irlandeses em Suzano à frente da Paróquia São Sebastião. Eles ofereceram assistência religiosa à toda população de 1940 até o ano de 1980, quando foi criada a segunda paróquia no Sesc, dedicada a Santa Suzana. Alguns padres irlandeses que trabalharam em Suzano já faleceram, como Pe. Bernardo, Pe. Lourenço, Pe. Gulherme Bolger, Pe. Daniel Moloney, Pe. Hugo, Pe. João Doyle e Pe. Eduardo. 
Com a morte, os irmãos falecidos mergulham num silêncio mudo, à espera quase infinita de se unir ao canto celestial dos anjos e dos santos.
Pe. Eduardo, após 58 anos de Sacerdócio, proclamando o Evangelho e consagrando o pão no Corpo Místico de Cristo, agora ele vê o Corpo do Cristo Ressuscitado no brilhar da luz divina. Durante as várias internações no hospital, curtia a querida e insubstituível presença de dona Terezinha ex-vereadora na Câmara de Suzano.
Significativa nesta última internação, foi a chegada de Dom Pedro Luiz ao hospital, uma hora após o Pe. Eduardo ter emitido o último respiro com os olhos em direção ao céu. Ele tinha acabado de rezar o Pai Nosso e uma Ave Maria segurando a mão de Terezinha com a sua modéstia habitual e pronunciado as suas duas últimas palavras: “chegou o fim". 
Dom Pedro recomendou o corpo elevando suas preces ao Deus da Vida. Se despediu dele com um olhar silencioso e orante. Imediatamente comunicou a toda a Diocese de Mogi das Cruzes e a todos os 10 municípios da Região do Alto Tietê, a perda de um grande missionário. Suzano deve muito aos Padres irlandeses. Acredito que a faísca que alimentava a chama de amor pelo povo brasileiro não se encontrava no devocionismo piedoso e tampouco no poder mágico da graça divina. Simultaneamente, concreta e utópica, era a luta decantada através da beleza inerente ao plano de Deus, de justiça, de defesa dos direitos humanos e de inclusão social. No Brasil os Padres irlandeses trouxeram e mantiveram o sotaque inglês, mas o coração tornou-se brasileiro, bem parecido com o coração irlandês.