quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Pe. Luciano é transferido de Salesópolis para Suzano

23 março 2018 - 01h00
Pe. Luciano Batata a pedido do bispo diocesano Dom Pedro Luiz, deixou o que de mais precioso existe em Salesópolis: a nascente do rio Tietê e a grande tradição religiosa do povo. Veio para Suzano, que está bem longe do cinturão verde, constituído pelos municípios de Salesópolis, Arujá e Santa Isabel. Em Suzano, a tradição religiosa do povo não é a mesma de Salesópolis e também o estado do rio Tietê não é o mesmo que se encontra na nascente. Em Salesópolis, a água nascente do rio Tietê respira com um murmúrio suave, silencioso e poético e chega em Suzano com um barulhinho enfadonho, carregado não somente de múltiplos e repetidos gestos de desrespeito pela vida do rio, mas também injustiçado pela incúria dos órgãos públicos. Os serviços de desassoreamento do rio Tietê executados pelo governo estadual no Alto Tietê, chegando em Suzano farão a retirada de sedimentos e detritos do leito do rio.
Quando visitei Pe. Luciano, no tempo que era pároco da Igreja Matriz de Salesópolis, ele me levou até a nascente do rio Tietê. Nessa ocasião, conheci o berço onde o rio nasce e vive num estado totalmente puro, lindo e original.
Jogando um olhar sobre o percurso das águas, sentimos ter uma espécie de dívida impagável em relação às águas do rio, condenadas, durante o percurso, a sobreviver num estado de miséria e humilhação, comparadas às águas cristalinas que brotam na nascente. Pe. Luciano foi destinado à exercer o seu ministério sacerdotal, na Paróquia Mãe do Redentor em Vila Amorim, no lugar de Pe. Lazinho, transferido para a Paróquia São José na Casa Branca. O novo pároco estará comparando também, a fé viva, devocional e tradicional do povo salesopolense, acostumado a manter práticas religiosas antigas e populares que não rolam em Suzano. Haja vista, a realização da procissão pela cidade, toda 1ª quinta feira do mês, em agradecimento aos chacareiros que antigamente traziam para a paróquia os produtos da terra para serem vendidos. Os valores arrecadados, eram revertidos em prol da construção da Igreja Matriz, localizada na área central da cidade. Imponente e vultuosa, a Igreja pode ser vista de qualquer ponto da cidade. É o marco principal da religiosidade do povo. O interior da Igreja deixa os visitantes de queixo caído, com belíssimos afrescos e obras de arte desenhados em suas paredes. É a principal obra arquitetônica de toda a Região do Alto Tietê e o cartão postal do município de Salesópolis. Sua construção iniciou em 1909. O Pe. Luciano assume em Vila Amorim uma igreja arquitetonicamente mais modesta, bem como o Pe.Lázaro Aparecido de Sales a queria. Ela é decorada com grandes janelas coloridas e vitrais ricos de cenas bíblicas. É ainda cedo para dizer se o Pe. Luciano irá fazer algumas reformas, da mesma forma que o Pe. Cláudio Taciano da Silva Querino começou a fazer na Matriz de São Sebastião e na Casa paroquial. Pe. Ademir Andrade de Sá estava prestes a realizar um projeto de revitalização da Igreja Matriz de São Sebastião mudando muitas coisas. Pe. Claudio possibilitou o início da reforma. Olhando o passado de Pe. Claudio, registramos as reformas realizadas na Catedral de Mogi das Cruzes e na Casa onde hoje residem três padres que operam na Matriz de Sant´Ana. O olhar que, de alguma forma merece uma resposta de reconhecimento, vai sobretudo à reconstrução da Capela de Santa Rita em Mogi das Cruzes, perto do Hospital Ipiranga.
Ao Pe. Luciano, há poucas semanas pároco na Paróquia Mãe do Redentor, em Vila Amorim, como também ao Pe. Álvaro Nascimento de Souza, recém empossado na Paróquia de São Judas no Jardim São Bernardino de Sena, a população de Suzano deseja um ministério fecundo para o bem dos fiéis e da cidade.