sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Professor Sempre

14 outubro 2017 - 06h00
Ser Professor é exercer uma função muito especial na sociedade. Professor é aquele que repassa a Cultura e a Ciência de gerações anteriores, possibilitando a recriação para as atuais. 
Esta semana depois de uma entrevista ao amigo Luis Felício, da TV FATO, com seu Canal no YouTube, estava justamente explicitando algumas ideias sobre a necessidade de se investir mais na formação dos Professores. Amigos presentes pediram-me mais dados sobre minhas interpretações. Não vou repeti-las aqui, mas destacar algumas.
A coisa está feia no Brasil exatamente pela excessiva redução de investimento em Educação. Despreparo produz menos. Só não está pior porque o brasileiro é criativo. Tenho confiança, logo estaremos um tanto melhor.
O Estado de São Paulo nunca pagou o melhor salário de Professores do País, mas nunca foi o pior. No entanto, como este ano teve de dar um aumento no salário menor do Professor para chegar ao mínimo disposto em Lei Federal, coisa que jamais aconteceu, percebemos que a Educação também está efetivamente secundarizada aqui. Mas, vejam, os professores paulistas continuam na luta.
Sempre valorizei os Professores que lutam, ainda que solitariamente, para melhorar o seu fazer. Sinto orgulho dessa gente. Sei que esta profissão tem levado muitos ao “Burnout”, expressão que se caracteriza pelo carcomer-se, pelo desgaste pessoal do ser no seu fazer profissional. 
O Professor não pode só lutar por mundo melhor e se autodestruir. Professor tem de ser alegre, seu fazer tem de ser feliz, com expectativas. Isso entusiasma os demais, alunos, colegas e pais. Elevar autoestima é fundamental.
Por isso entendo que todos os Sistemas de Educação, particulares, públicos, municipais, estaduais e federal, devem investir na melhor formação, entendendo que Professor é um Gestor, que administra tempo, conhecimentos, pessoas. O que exige tratamento especializado. Gestor não é só o Diretor de Escola. O Professor administra a Sala de Aula, a tudo e a todos ali reunidos.
Professor sendo Gestor não pode ser um pretenso Chefe. Mas tem de assumir o seu papel de Líder. 
Da mesma maneira que certa vez explicitei que se o Estado, o Poder Público, não entra com Escola, Saúde, Condições de Trabalho, Segurança, na favela, assumindo seu papel de Líder na Comunidade, outro vai assumir, provavelmente o Traficante de Drogas. Se o Professor não assumir sua liderança na Sala de Aula, provavelmente o pior aluno vai assumir esse papel.
O envolvimento da Turma acontece pelo preparo do Professor. 
O bom resultado buscado assim acaba por iniciar a acontecer. Isso resulta na satisfação, que também leva a autoestima e a alegria de fazer, a alegria de viver.
O verdadeiro Professor deve ter domínio técnico, claro. Sua formação é especializada. Mas ele deve dispor também de Cultura Geral. Ele é cobrado por isso. Se as escolas particulares investem nisso com felizes resultados, os Sistemas Públicos “TEM” de fazer isso.
A grande maioria dos Professores busca alcançar o melhor, sei disso. Orgulho! Viva!