terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Resistência vitoriosa

10 dezembro 2017 - 05h00
Nesses tempos de correria, quem sabe esperar? Queremos tudo na hora, no momento, imediatamente. Não sabemos lidar com o que é processual. As pessoas nos dias atuais são impacientes. Vivem correndo, apressadas, estressadas. É comum encontrarmos motoristas que não aguentam esperar por alguns minutos no trânsito, chegando a fazer manobras que colocam em risco os demais motoristas. É a impaciência associada ao individualismo. Pouco se pensa no coletivo. Quando lidamos com situações difíceis e, aparentemente, insolúveis, precisamos da paciência vinda de Deus para não desmoronar. Paciência não significa sentar-se de braços cruzados para simplesmente aguentar coisas más. Significa, sim, resistência vitoriosa, constância máscula sob provação. É a habilidade corajosa e triunfante para suportar males, a qual capacita a pessoa a ultrapassar o ponto de quebra, sem quebrar, a saudar o imprevisto com boa vontade. Paciência não significa aquiescência passiva, nem submissão à derrota. Significa, sim, crer que "os desertos" da vida não duram para sempre. 
O povo hebreu no deserto, sob a liderança de Moisés, não foi paciente. Era um tempo difícil de peregrinação, de escassez de recursos. Mas Deus mandava o maná, que dava para moer, fazer farinha e bolos. Todavia, o povo não estava contente com a provisão que Deus estava mandando. Eles queriam as carnes, os pepinos, melões, alhos e cebolas do Egito. Então, começaram a chorar como crianças. Tal atitude do povo levou Moisés ao desespero. "- Onde ele iria conseguir carne para todo aquele povo?!" Moisés chegou a pedir a Deus que lhe tirasse a vida, caso não resolvesse aquela situação desesperadora. Deus, assim, mandou um vento que trouxe codornas do mar, e elas caíram em volta do acampamento. O povo comeu carne até se empanzinar. Muitos morreram em razão de uma praga provocada pela ingestão daquele alimento. Deus tinha prometido uma terra maravilhosa; porém, eles não tiveram paciência, quando enfrentaram problemas e dificuldades. Por isso perderam a bênção. (Números 11:1-35) 
O Salmo 40:1 diz: "Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Por trinta anos, Rosa Parks suportou as desigualdades ao seu redor. Por ser negra, ela tinha de viajar no fundo do ônibus. De volta para casa do trabalho em 1955, em Montgomery, Alabama, Rosa entrou no ônibus e sentou-se num lugar vago. Ela estava exausta. Seu pescoço, ombros e costas doíam depois de costurar o dia inteiro. Algumas pessoas brancas subiram para o ônibus depois de Rosa, e todos acharam lugares, exceto um homem branco. O motorista do ônibus pediu que alguém desse lugar ao homem branco. Todos olharam para Rosa, que se recusou a ceder seu lugar. Por causa disso, foi presa por dois policiais. A prisão de Rosa agitou a comunidade negra. As pessoas estavam indignadas por forçarem uma mulher negra a ceder seu lugar num ônibus para um homem branco só por causa da cor de sua pele. As pessoas se reuniram numa igreja para organizar um boicote aos ônibus, o qual marcou a história e trouxe Martin Luther King ao cenário nacional. Os 381 dias de boicote exigiram muita paciência e perseverança, enquanto os organizadores arranjavam transporte de carros para os trabalhadores que dependiam de transporte coletivo. O boicote obteve êxito quando os ônibus de Montgomery terminaram com a segregação racial em 1956. Os negros não precisariam mais ceder o seu lugar aos brancos. Os líderes do movimento precisaram de muita paciência para vencerem essa batalha, que terminou vitoriosa com a conquista dos direitos civis para os negros americanos mais tarde. Seja qual for a sua luta, o seu deserto, evite decisões precipitadas; espere com paciência no Senhor! Uma espera que será recompensada!