quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Se o futuro não chegou, por que se preocupar tanto com ele?

18 setembro 2018 - 23h59
Um turista visitou uma catedral onde um artista trabalhava em um mosaico enorme. Uma vasta parede vazia estava à frente do artista e o turista perguntou: "Você não fica preocupado ou ansioso com todo este espaço que você precisa cobrir? Não se preocupa sobre quando conseguirá terminar sua obra?". 
O artista respondeu simplesmente: "Eu sei o que posso fazer a cada dia. 
A cada manhã, marco a área que farei e não me permito preocupar-me com o espaço que falta. 
Eu assumo um dia de cada vez e um dia o mosaico estará terminado. Aprendi que tudo na vida tem seu tempo, mas o mais importante é o presente, pois está nas minhas possibilidades". Muitos dos grandes obstáculos que atrasam o nosso momento são como esta grande parede. Projetar acontecimentos no futuro, na verdade, é puro exercício de imaginação, sem nada de concreto. 
E o pior é que muita gente acaba imaginando acontecimentos ruins, obstáculos ou sérios problemas e com isso tiramos sem perceber, energia no cotidiano. 
O correto é termos metas e sonhos lá na frente; isso serve para nos guiar e nos dar motivação para sermos melhores no momento presente. Se é para ficar preocupado, então preocupe-se com algo que vai realizar neste dia, pois é isso que temos pra hoje. 
O passado já passou e não volta mais. O que podemos é carregar no presente as lições aprendidas no passado. O futuro ainda não chegou e na verdade nunca chega, pois sempre estamos no momento presente. 
Portanto, a única coisa que possuímos neste exato momento, é o aqui e agora. Por isso, vibre com cada acontecimento, principalmente com os pequeninos, pois assim vai diminuir muito a ansiedade no futuro.