sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Semana nacional do trânsito

24 setembro 2018 - 23h59
Quando falamos em semana nacional do trânsito fica parecendo que a preocupação com o assunto é restrito somente a uma semana durante todo o ano, quando então parecemos nos preocupar com tudo aquilo que envolve o transito e a mobilidade urbana.
Entretanto, o que devemos ter consciência é que essa preocupação é cotidiana para aqueles que trabalham com as atividades que envolvem o trânsito de pessoas, de veículos automotores ou não. Tudo aquilo que nos permitir movimentar de maneira segura é estudado pelos profissionais do trânsito.
O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) é quem escolhe o tema da semana nacional de trânsito e este ano o tema é "Nós somos o trânsito", que pretende envolver a todos nas ações que tornam o trânsito mais seguro, permitindo a cada um de nós perceber que somos parte integrante do trânsito, seja como condutor, passageiro ou como pedestre e temos responsabilidade nos resultados de nossas ações, seja conduzindo um veículo, moto ou bicicleta ou simplesmente caminhando pelas vias da cidade.
Cada um tem sua parcela de responsabilidade e deve ter consciência disso...
Ao pedestre cabe ter cuidados ao atravessar as ruas fazendo uso da faixa de pedestre, não atravessar quando o sinal estiver fechado, aproveitando as pequenas brechas entre um veículo e outro, pois, pode deixar de enxergar uma moto que vem se aproximando e um veículo que esteja entrando para o fluxo de trânsito naquele momento e acabar por irresponsabilidade causando um sério acidente que poderá resultar numa lesão grave e que poderia ter sido evitada.
Os pedestres hoje em sua maioria são também condutores de veículos e, sabem por experiência própria que a atenção tem que ser redobrada quando se está ao volante, pois, o inesperado pode acontecer a qualquer momento quando estamos na direção de um veículo, desde uma falha mecânica até o aparecimento de um pedestre ou veículo em nossa frente, não dando tempo de frear ou desviar...
Outros vícios corriqueiros também fazem parte do cotidiano do trânsito, com resultados bastante negativos nas estatísticas diárias, um é a utilização do celular quando se está dirigindo, pois, o condutor não percebe o quanto esse pequeno aparelho desvia sua atenção, a ponto de parar o veículo sem sinalizar ou de desvia-lo de seu fluxo sem nem mesmo perceber. O pedestre também é irresponsável, quando faz uso de celular enquanto atravessa a via, sem nenhuma atenção ao que acontece ao redor. 
Outro é a bebida, que não deve nunca ser ingerida se quem o fizer for dirigir um veículo, álcool e volante são duas coisas que não devem ser feitas no paralelo, atualmente não é permitido nenhuma miligrama de álcool no sangue do condutor, pois, apesar de acreditar que sempre está em boas condições para conduzir um veículo, aquele que bebeu, por menor que seja a quantidade não mais estará com todos os sentidos alertas e ciente disso, não deve dirigir e se for pego na condução de um veículo, arcará com pesada multa e a suspensão de sua habilitação por no mínimo doze meses.
Trânsito é feito por todos nós e devemos entender isso para nosso benefício!