terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Suzano e a Saúde Pública

14 novembro 2019 - 23h59
Conheço nomes de prestígio que estão à frente da saúde pública na cidade de Suzano: o Dr. Luís Cláudio Guillaumon, que comanda a Secretaria Municipal de Saúde, o Dr. Cid Cury, Interventor da Santa Casa de Suzano, o Dr. Mauro Vaz, Diretor do Pronto Socorro e Diretor da Vigilância Sanitária, o Dr. Maurice Franciss, Diretor da UTI na santa Casa e tantos outros médicos que honram a profissão com competência e dedicação.
A Prefeitura também está sempre pronta em contribuir no atendimento à saúde do povo.
Às vezes, porém, no Pronto Socorro que está prestes a ser reformado e ampliado, acontecem dias de caos, de tumulto e de revolta por parte da população. Há poucos bancos para se sentar, há uma multidão de pacientes na espera para ser atendida e sobretudo quando na Santa Casa, a falta de recursos e equipamentos conspira para criar um clima de frustração.
O povo chegou a ficar cheio de perguntas e dúvidas, carregado de ansiedade e bloqueios quando a Santa Casa estava sendo ameaçada de ser fechada.
Por uma sorte, um destino, uma graça, isso não aconteceu.
A saúde se constitui como um bem soberano e concreto, um tesouro a ser guardado em vasos de argila.
É grande a expectativa com a progressiva modernização do Hospital Santa Maria, cuja estrutura, atendimentos e serviços hospitalares são de grande valia para conter os problemas que afetam a população.
Vários investimentos foram feitos, como a abertura do Pronto Atendimento Infantil e o início de novos procedimentos cirúrgicos de Alta Complexidade, além das mudanças tecnológicas.
Devagar, o Hospital Santa Maria foi decolando, tornando-se um hospital bem avançado no atendimento ao povo. Os Diretores: Dr. Adalcindo, Dr. Mannie, Dr. Paulo e a Dra Maria Esther, pensaram bem quando decidiram deixar Mogi das Cruzes e vir para Suzano. A cidade ganhou um novo hospital.
A saúde pública deu um passo adiante com um certo ar de triunfo e bem estar do povo.
Com o Hospital Santa Maria, a saúde na Região do Alto Tietê e em Suzano alcançou um novo patamar. A Fé dos Diretores que acreditam num futuro ainda melhor, parece recolhida numa intimidade sincera de amor a Deus e ao próximo.
Vale acrescentar aqui o pronto e generoso serviço oferecido em março de 2019 quando vários feridos vítimas do massacre na Escola Raul Brasil, foram prontamente atendidos, socorridos, medicados, recebendo alta ou encaminhados para outros hospitais.
A Prefeitura, ao entregar o título de Empresa Cidadã ao Hospital Santa Maria, reconheceu os relevantes e inestimáveis serviços prestados à comunidade Suzanense. 
A Direção do hospital, naquela tragédia, mandou fazer o que era necessário fazer. 
O casamento entre Prefeitura e Santa Casa, pelo que todos observam, é de grande amor, mas também de grande dor. Que todos os doentes e pacientes possam sair do Pronto Socorro, da Santa Casa e do Hospital Santa Maria, gostando do bom atendimento na recepção e sobretudo nas palavras e nos gestos amigos dos médicos e enfermeiros.