sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Tempos de Encantamento

04 janeiro 2019 - 22h59
Novos tempos são, devem ser, sempre, de encantamento. Estamos entrando em situações que podem se fazer historicamente muito novas. Mas isso é coisa do País, ainda que tantas vezes acabe caindo sobre nós. 
Queria seguir meus tempos pessoais. E sei que para isso tenho de me voltar no tempo e no espaço. Sem fazer um "direita volver", sigo meu caminho, o caminho da Poesia, que é o meu, que é minha.
E por que não buscar prazer no que temos diante? Há uns anos, o meu livro "Aprendiz de Encantamento", iniciocom um poema exatamente nessa direção, o percurso para chegar às qualidades específicas da Poesia: "Encantamento". São quatro estrofes numeradas.
1.:"quando circulo por entre sílabas/ tento sentir esse seu cheiro/ trazer aos meus olhos despidos/ a sensação de que construo/ o que me afaga os dedos//
Por que não buscar a Poesia em tanto que nos cerca? No tanto que fazemos? Nesse tanto que nos envolve no caminho que miramos?
E sigo. 2.:"distraída quando me toma/ sei que de algum modo alço voo/chego àquele canto sustenido/errático qual o pássaro/perfumado como a flor//
A beleza nos acompanha, ainda que nem sempre a vejamos, nem a sentimos. Mas ela está ali, possível parceira. Fica ali, aguardando de nós um gesto simpático de parceria. E, se nos permitirmos, poderemos voar... 
Mas também isso, temos de nos conceder.
E continuo. 3.:"quem voa sabe a quimera/de se perder em meio às palavras/como a se achar pelas nuvens/ e recolher essa louca melodia/ escondida por entre os tambores//
A música e seu doce perfume está no ar. Podemos alcançá-la e nos embebermos. Claro, a nossa mensagem de Arte, de leveza, de suavidade para os demais pode não chegar ao seu porto de destino e um outro nem entende-la, nem percebê-la. Ou senti-la ao inverso. Ante esse risco devemos desistir? Jamais! Persistir, sim!
E fechando, parcialmente, 4.: "talvez em tudo me engane/erre então por tortos caminhos/ao seu feitiço perca o chão"
Podemos, é verdade, nos perdermos. Mas desistir de passar o encanto, não podemos nos permitir. Sempre alguém vai ouvi-lo. Sempre haverá quem precise de alguma luz, pois então direcione a sua lanterna, ilumine ou ao menos indique uma direção a quem puder. Essa postura sempre permitirá que alguém se posicione melhor em seu próprio caminho. 
Quanto mais tempo você tocou em sua estrada mais você saberá. Por que então não se permitir a doação de algum saber?
Talvez pensar em doar-se seja apenas um sonho. Mas como deixar o sonho que nos assume se afastar da direção da Luz? Mesmo que passe para alguns como apenas palavras soltar no ar, tente, esse sonho pode para alguns se realizar.
Lembrando um certo sonho meu, repasso ainda um outro poema: "Sonho": 
"habito o sonho/ é onde deixo construir-se a paixão/ pétala a pétala/ exposta no papel/ ou na mente disposta/ lavro alamedas de versos/ junto todas as mãos"
Que possamos juntar mais mãos. Construiremos mais, muito mais. Não deixe seu gesto escapar. Mostre o sonho da busca pelo encantamento.