sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Título de Cidadão Suzanense a Dom Pedro Luiz, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes

24 outubro 2019 - 23h59
“Ao juntar o trabalho da Igreja e da Prefeitura quem ganha é o povo”. São palavras de Dom Pedro Luiz dirigidas ao Prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, na noite de sexta-feira passada, dia 19 de outubro, quando lhe foi outorgado o Título de Cidadão Suzanense, na Câmara Municipal de Suzano.
O interesse de Dom Pedro Luiz pelo povo e o seu olhar sobre a realidade social são constantes, desafiando e incentivando o poder público de cada município da Região do Alto Tietê a trabalhar pelo bem estar do povo.
Os ambientes políticos e sociais são espaços em que se encontram várias oportunidades de influência formadora, transmitindo a Boa Nova com simplicidade e sabedoria. A presença da Igreja na política ,entendida como serviço para o bem público e não como lugar de poder, se depara a toda hora com o peso dos problemas que afetam a população.
O compromisso da Igreja não se fundamenta apenas no ritual religioso ou no encantamento pelo divino. A Igreja tem também a missão de convidar os políticos e administradores a praticar de modo vivencial e não apenas de forma retórica e eleitoreira a vocação política. A Igreja, os bispos, os padres e os leigos católicos têm muita força para estimular o Executivo e o Legislativo a trabalhar pela defesa da vida, da família e pelo resgate da dignidade dos menos favorecidos.
Pelos relevantes serviços prestados em prol da população, já houve o reconhecimento e a entrega de Títulos, a bispos, padres, religiosas e leigos católicos, por parte dos Legislativos dos municípios que compõem a Diocese de Mogi das Cruzes.
A saber, faço menção dos bispos, padres e religiosas que receberam o Título na Câmara Municipal de Suzano: Dom Paulo Rolim Loureiro em 1968, Irmã Maria Ignês em 1968, Pe. Manuel Bezerra de Mello em 1968, Pe. Izidro Caldeira Vale em 1976, Pe. Alberto Arts em 1982, Pe. Bernardo Murphy em 1987, Pe. Carmine Mosca em 1996, Pe. Geraldo Magela Lázaro em 1968, Irmã Nicole Jeandot em 2001, Dom Paulo Mascarenhas Roxo em 2005 e Pe. Luis Alberto Hidalgo em 2018.
Por que Dom Pedro Luiz foi outorgado com a maior honraria em receber o título?
O Vereador Joaquim Rosa, autor da homenagem apresentou no início da sessão, os motivos que o levaram a pedir a seus pares a aprovação da propositura. Ele acenou à sensibilidade do Bispo com as pessoas e com a natureza, com a defesa da vida, da família e do meio ambiente. A meu ver, a formação de Dom Pedro Luiz iniciou em Laranjal Paulista, uma cidadezinha do interior, onde a vida é caracterizada pelo relacionamento mais interiorano das pessoas, pela união dos membros da família e por ter sido criado na roça, no meio da natureza, plantando e colhendo os frutos da terra.
Às vezes parece que os políticos visitam e andam pelos bairros das periferias e pelas áreas de preservação ambiental sem ver nada, ou melhor, eles olham sem ver.
Dom Pedro Luiz vê a Mãe Terra com amor e esperança. Exorta o povo que vive nas periferias, a saber acolher os apelos das pessoas e da natureza, acompanhando com paciente humildade os pequeninos e os forasteiros.