terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Transporte ferroviário

23 janeiro 2018 - 05h00
Quem mora nos municípios que circundam a capital paulista está acostumado a viajar de trem e utilizar o metrô frequentemente e sabe o quanto esse meio de transporte é rápido e eficiente.
Só se tornam um problema quando greves acontecem.
As viagens poderiam ser bem mais fáceis e não teríamos que enfrentar tantos congestionamentos se a malha ferroviária tivesse sido mantida e não abandonada como foi, se favorecendo a indústria de veículos, que de fato trouxe muito progresso para nosso país, mas trouxe também inúmeros problemas.
Em tempos não tão longínquos atravessávamos o país de trem. As viagens não eram rápidas, mas tínhamos conforto e a certeza de que chegaríamos ao destino com tranquilidade.
Até os passeios familiares eram agradáveis, para as viagens mais longas existiam carros leito que eram a certeza de descanso e o carro restaurante que permitiam que crianças e adultos pudessem se alimentar de maneira correta e saudável durante o percurso.
Entretanto, com a chegada da indústria automobilística ao Brasil, as ferrovias foram sendo abandonadas, as viagens longas descartadas e mantidas somente linhas suburbanas que atendiam aos municípios que ainda não tinham uma malha viária acessível.
As cargas passaram a ser transportadas por inúmeros caminhões que auxiliam muito, mas colaboram para que existam os grandes congestionamentos e até com os inúmeros acidentes diários.
Um trem cargueiro tem capacidade de transportar com segurança e sem atrapalhar o tráfego uma quantidade imensa de carga de uma só vez, como ainda podemos observar.
Quando a malha ferroviária foi cedida onerosamente para empresas, não houve preocupação com o transporte de passageiros, somente com a mobilidade de carga normalmente destinada aos portos marítimos e então o que vemos é o abandono de da malha férrea e das estações que recebiam passageiros que viajavam para todos os lados.
Hoje vemos as estradas e as cidades atravancadas com tantos veículos, que ocupam um imenso espaço e transportam poucos passageiros, além de causar poluição séria ao meio ambiente, quando muitos desses veículos poderiam deixar de transitar se a malha ferroviária e metroviária fosse expandida.
É certo que a indústria automobilística trouxe progresso e o surgimento de novas profissões e geração de um grande número de empregos, mas em outros países ela não se expandiu prejudicando a ferrovia, as duas são mantidas de maneira equilibrada e saudável para a economia e para o meio ambiente.
Basta observar o grande número de pessoas que lotam diariamente os trens urbanos e os metrôs, para ter certeza de que muitos outros também fariam uso desse meio de transporte se ele atingisse todas as regiões. 
E como a falta desse meio de transporte causa transtornos e congestionamentos imensuráveis, que prejudica a todos.
Não é ser retrogrado pensar que um dia poderemos ficar livres da poluição e dos congestionamentos, fazendo mais uso de trens e metrôs...