sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Triste fim

11 fevereiro 2018 - 05h00
A Bíblia diz que Deus é o Senhor e que a Ele pertence a glória. ( Isaías 42:8) Mas muitas vezes somos movidos por vaidades. "Vaidade das vaidades, diz o pregador: Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?" (Eclesiastes 1:2-3) No livro de Eclesiastes, cuja autoria é atribuída a Salomão, apalavra "vaidade" aparece muitas vezes e é usada para enfatizar a natureza temporária das coisas terrenas. No fim das contas, mesmo as conquistas humanas mais impressionantes serão deixadas para trás.
Avaidade está relacionada ao orgulho, à ostentação, presunção, soberba; é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas, de ser invejada. Era o início do Cristianismo. Herodes Agripagovernava a Judeia e estava perseguindo a Igreja de Jesus. Ele havia mandado matar Tiago, irmão de João, e depois, como viu que estava agradando aos judeus, mandou prender Pedro. (Atos 12) O Evangelho vivia seu primeiro período de perseguição. Os ventos da perseguição assolavam os irmãos, que eram presos e maltratados. Pedro teria sido executado não fossea intercessão da igreja. Jesus enviou um anjo para libertá-lo da prisão de forma maravilhosa. Herodes ficou furioso quando foi comunicado que Pedro havia fugido das masmorras do Império Romano. Isso soou como um insulto à autoridade dele. Era preciso fazer alguma coisa para resgatar o prestígio do rei, e ele próprio teve uma ideia. Num determinado dia, Herodes vestiu suas vestes reais reluzentes e se assentou no trono do tribunal romano na Judeia, fazendo um belo discurso. Lá pelas tantas, o povo começou a exclamar: "É voz de Deus, e não de homem". (Atos 12:22) O povo não estava dizendo que Herodes era um deus; estava dizendo que Herodes era o próprio Deus. Herodes ficou lisonjeado, orgulhoso, aquilo era a resposta que ele estava precisando para aplacar a vergonha de ter perdido Pedro dentro de seus cárceres. Sóhouve um problema: Herodes não deu a glória devida a Deus. Cometeu o erro fatal de tomar para ele a Glória de Deus; sua arrogância o cegou. No mesmo instante, o anjo do Senhor feriu Herodes,ele foi comido de bichos e morreu. O "poderoso" Herodes da Judeia foi comido por vermes em vida. Deve ter sido uma cena terrível - o rei morreu na presença de todo aquele povo que, momentos antes, o aclamava como "Deus".
Salomão é conhecidopor sua sabedoria, dada por Deus, para resolver problemas e situações difíceis. No entanto, em muitos momentos da vida, ele não agiu com a sabedoria recebida; mas sim levado pela vaidade e ilusão. Salomão é um dos homens mais paradoxais na Bíblia. Foi um homem sábio, que se perdeu em sua sabedoria, tornando-se pessimista e amargurado; um homem que viveu tantas experiências com Deus, mas que acabou assumindo, em certos momentos, uma fé sincrética; que impressionou seus súditos, mas se tornou mulherengo, sofrendo críticas severas do próprio povo; um homem que recebeu um reino unificado, mas que deixou o legado de um reino dividido para o filho, Roboão. Que lutemos para manter a humildade que vemos em Jesus, o qual sendo Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, mas tornou-se servo! (Filipenses 2:5-9)