sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Uma existência significativa

02 março 2019 - 23h59
As coisas da vida que realmente têm valor não podem ser compradas ou vendidas. Para vivermos bem e felizes, tornando a nossa breve existência aqui significativa, algumas atitudes são necessárias. Vencer a ansiedade é uma delas. Jesus ensina em Sua Palavra que não devemos viver ansiosos pela nossa vida, quanto ao que vamos comer, beber ou vestir, pois a vida é mais preciosa do que o alimento, e o corpo vale mais que as vestes. Se buscarmos o reino de Deus e a Sua justiça, todas as demais coisas nos serão acrescentadas, no tempo certo. (Mateus 6:25-33) Isso significa que devemos entregar os problemas e preocupações ao nosso Pai, através da oração, vivendo o momento presente da forma mais feliz e realizada possível.
Outra atitude salutar é vencer a amargura, causada pelas decepções da vida. 
Como é difícil perdoar àqueles que foram injustos conosco! Talvez, uma mãe, um pai, um marido, uma esposa tenha-nos rejeitado, em vez de prover amor, quando mais precisávamos. Talvez, um pai alcoólatra tenha-nos ferido emocional e fisicamente; talvez, um namorado ou marido tenha-nos traído; talvez, tenhamos sido vítimas de mentiras e calúnias... 
Quantas situações indesejáveis podem-nos marcar pela vida afora, se permitirmos que seja assim! Só existe um meio de vencer a amargura - decidir perdoar. Perdoar é abrir mão do direito de ferir o outro, porque foi ferido por ele. Perdoar é tornar-se livre e deixar a outra pessoa livre.
Importante também é vencer o complexo de inferioridade. Quando o complexo de inferioridade se instala em nós, começamos a nos desvalorizar, pensando que não temos nada de bom. Vemos apenas nossos defeitos e, consequentemente, os defeitos dos outros também. Aí começam os conflitos. 
Cada um de nós tem o seu valor. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança; portanto, colocou em nós características de Sua maravilhosa Pessoa. Se você está passando por momentos difíceis, se a sua autoestima anda baixa, saiba que Deus o criou para dar certo. Você vai dar certo na vida! Creia! Temos limitações, sim. Mas o nosso Deus é ilimitado e diz que somos mais que vencedores. Você pode transpor todos os obstáculos, vencer as lutas da vida, porque Jesus está ao seu lado, fortalecendo a sua fé. (Filipenses 4:13)
Por último, é necessário mudar o que precisa ser mudado. 
Continuar no mesmo caminho vai levá-lo aos mesmos resultados. Faça uma avaliação de sua vida - o que precisa ser mudado? As mudanças tiram, temporariamente, o conforto tão desejado por todos nós. Toda mudança traz desconfortos a princípio, porque temos que passar pelos estágios de adaptação até nos ajustarmos à nova realidade. 
No entanto, viver implica mudanças. E toda mudança pressupõe ganhos e perdas. 
Para mudar é preciso coragem e ousadia. Provavelmente, você experimentará coisas novas. Percorrerá caminhos até desconhecidos. Mas, seguindo a direção de Deus, sempre terá luz em sua caminhada!