terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Uma fé inabalável

22 setembro 2018 - 23h59
Com certeza, você já se sentiu preso pelas circunstâncias da vida? Já se perguntou onde está Deus e por que não responde às suas orações? Em certos momentos, parece que Deus não se importa com o seu sofrimento. Grandes homens de Deus também já se sentiram assim. Você não é o único. Há momentos em que Deus parece estar muito longe de nós. Gideão questionou: "Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto?" (Juízes 6:13) O profeta Elias se lamentou: " Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais." (I Reis 19:4) Até mesmo Jesus, pendurado na cruz, clamou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46) Enfim, onde está Deus quando as coisas não vão bem? Onde está Deus, quando você está sendo dilacerado pela dor? Assim aconteceu com Noemi, sogra de Rute. Após as perdas do marido e filhos, Noemi ficou sem rumo. Voltou para Belém (casa do pão) com a sua nora, Rute. Ao chegarem a Belém, toda a cidade se comoveu com o retorno de Noemi. No entanto, a fala dela foi: "Não me chameis Noemi; chamai-me Mara (amarga); porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal" (Rute 1:20-21) Noemi revela nessas palavras a amargura que havia em seu interior, a amargura causada pelo sofrimento.
Diante das circunstâncias adversas, muitas vezes questionamos a Deus. Não temos paciência para esperar, queremos mudanças imediatas. Agimos como uma criança mimada, que faz birra, quando a mãe não compra o doce ou o brinquedo que ela tanto quer. Há momentos da vida em que o sofrimento é maior do que julgamos poder suportar, isso é verdade. Mas podemos nos firmar na Palavra do Senhor, que afirma que não seremos provados além dos limites de nossas forças. Pensemos por um momento na vida de Jó - quanta dor alguém pode aguentar? Jó sofreu a perda de seus filhos e de suas riquezas, tudo num único dia. Além disso, algum tempo depois, sua saúde se deteriorou e, aparentemente, não havia mais esperança para ele. Como se não bastasse tanto sofrimento, seus amigos se achegaram para acusá-lo de ter algum pecado secreto, que precisava ser confessado a Deus. Talvez, a justificativa para o sofrimento de Jó fosse algum pecado encoberto! Quantos não julgam aqueles que estão sofrendo? A mulher de Jó, ao invés de encorajá-lo, era da opinião de que ele deveria abandonar a Deus por deixar que toda aquela miséria se abatesse sobre eles. (Jó 2:9) Sim, muitas vezes, aqueles que mais deveriam nos apoiar nos desencorajam e, até mesmo, nos abandonam. Jó sofria dores físicas e psicológicas. Deus parecia ter desamparado a Jó (Jó 6:4). Mesmo assim, ele não desistiu do Senhor. Jó ousou perguntar - "por quê?", esperando e aceitando a resposta de Deus. E, no tempo de Deus, tudo mudou na vida de Jó!
Quando tudo parece perdido, é aí que entra a fé. Uma fé inabalável, que transcende as circunstâncias. A amargura faz com que sintamos o pior, como se Deus, de uma hora para outra, se tornasse nosso inimigo. Mas a fé nos lembra que Deus é sempre fiel e verdadeiro e que tem os Seus olhos sobre nós e também sobre a situação que estamos vivendo, seja ela a mais difícil e dolorosa.