quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Vamos Começando

06 janeiro 2018 - 05h00
O novo ano chegou pra valer. Agora é enfrentar a batalha que se oferece diária. Como sempre foi.
Muita gente entrando, ou ainda, em férias. Principalmente para se adequar às férias dos filhos escolares, estudantes. Enfim, para curtirem juntos. O que é bom. No litoral paulista marca-se quase 100% de ocupação dos hotéis nesta Virada de Ano. Todo mundo teve a mesma ideia ao mesmo tempo?...
A minha frente o mar. A meu lado a multidão. Tudo o que é música aos sons extremos. Muitos cães pelas areias, buscam comida. Os donos também trazem os seus filhotes, e eles fazem bastante xixi e cocô, carinhos entre si. Os outros... os outros?... Bom... ah, muita virose?...
Numa conversa de amigos disse isso. Dois amigos me “aconselharam” a não tratar disso, menos ainda em crônica de Jornal. Ouvi um pouco de tudo deles. “Vão achar que você é contra bichos”. Outro me disse que esse assunto é como falar de morador de rua, “ninguém pode ser contra”. Bom, não sou contra nenhum bicho, crio a minha Mel há 14 anos, com todas as suas excentricidades... mas na minha casa.
E daí, muitos assaltos na praia? Uns dizem que sim, outros que não, parece que foram menos que em outros anos. Muita gente comendo de tudo. Mas bebendo-se muito mais, muito muito mais.
Volto meu olhar para o meu livro. “Poétique” (Poética), do Tzvetan Todorov. Obra de 1968, da coleção “O que é o Estruturalismo?” Coisa do meu tempo de estudante. Tecnicamente parei minhas pesquisas científicas (ou acho que parei...), mas não sei se deixei de ser o Estruturalista que sempre fui, racionalista, objetivista, mesmo na minha área de Ciências Humanas. Há uns dez anos fiz um novo Mestrado em Gestão Educacional, com Ivone Marques Dias, amiga querida de juventude (daqueles tempos!...), e depois com Cidmar Teodoro Pais, um querido irmão, que nunca deixou de ser Estruturalista, mesmo depois que criou uma nova Ciência, a Semiótica das Culturas, que também segui.
Voltando a minha leitura, fui me esquecendo da multidão. Tenho um Prefácio de livro de Poesia a fazer. Queria me recordar de alguns pontos. Pois é, a tal de Poética observa a estrutura do gênero dos fenômenos literários. Então essa coisa de gênero não é só dos poemas, dos versos, mas também da prosa. Os gêneros são tipos de expressão literária. A Poética proporciona a análise literária. E Todorov dizia que uma boa obra literária deve dar respostas satisfatórias aos questionamentos da abordagem que venhamos a fazer.
Por outro lado, Todorov também estuda nesse livro a questão da Estética. Que é a área que estuda a Beleza, que trata da qualidade de uma obra, neste caso da obra literária, trata do seu valor artístico. O que faz essa obra ser percebida como sendo “bela”? O que a faz poder ser reconhecida como algo, efetivamente, criação artística de qualidade? E por aí vamos a observar sua estrutura, sua composição e mais...
Por que não iniciarmos o novo ano pensando na composição da beleza? Veja a seu lado. Procure! Fique atento, a coisa aparece. Libere sua sensibilidade. Adiante!