quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A Primavera aí, Gente!

26 setembro 2020 - 05h00
A Primavera é sempre um sonho a se realizar, uma esperança a se vislumbrar, um caminho para se avançar na Vida. Com tudo que estamos passando pode ir se tornando algo afastado. Se tudo vai seguindo meio no cinza, sei lá se coisa de queimada, tão forte que está nos atingindo, fica, talvez, mais difícil perceber as cores, das flores, do céu, que vem nos chegando. Mas, vamos pensar um pouquinho, precisamos de uma Luz, de uma visão, que se projete em nossa frente. Claro, queremos seguir, avançar, e algo se nos propõe uma direção agradável. Como não nos projetarmos?
Certamente, sabemos bem da necessidade do isolamento, é uma proteção, a mais segura ante o enfrentado. E sabemos, igualmente, dos que se recusam a perceber a necessidade dele nestes tristes tempos. Muitos se expuseram nas praias faz uns tantos dias. O resultado já se exibe exageradamente sofrido, marcadamente mal sobre as vidas que se tem esvaído a seguir. 
E nos vem as queimadas. Ceifando tudo pela frente, do chão às alturas. Do vermelho vai tudo acinzentando, depois enegrecendo. Não é uma paixão, suas chamas não ampliam o amor, tão necessário, imprescindível. E vem depois, sobre nós, uma chuva intermitente, insistente, irritantemente fria neste fim de inverno, aliás, muito estranho.
Já tive outros tempos a minha frente. Em outras palavras o descrevi, como no poema "Digam":
"digam a quem se dispuser a ouvir/ mas digam/ por favor/ não esqueçam//
digam que meu verso modesto pode ser/ pequena a minha pretensa poesia/ a melodia talvez sorri apenas/ mas digam/ preciso muito a mão a me afagar// 
precisei guardar o silêncio/ por um longo tempo obscuro/ tive de lutar com outras armas/ por meus pares e valores/ até que os ares fossem diversos de então//
sei que outros antes já o pediram/ mas digam por favor/ não esqueçam/
digam à poesia/ que não lhe darei vergonha/ não" 
Temos de seguir adiante. Não vão ser estes entremeios que ora nos atacam que nos vão impedir o avanço. Temos de aprender a escolher certo para não nos arrependermos ante as necessidades a frente. Neste momento tudo nos é desconhecido, mas nem por isso perderemos a esperança que nos chega neste momento nas cores da Primavera. 
O percurso pode ser, como sabemos, desconhecido, mas podemos aprender a tudo prestar atenção e superarmos até o mais complexo. Precisaremos de muito mais cuidado, de muito mais atenção, ante o que pretendemos alcançar. Não falamos de facilidade. Será uma luta difícil a enfrentar. Mas, juntos, com olhos na mesma direção, coordenados por lideranças positivas, chegaremos, sim. Temos de nos colocarmos com confiança. 
Já o disse, como no poema "Paisagem":
"mirar adiante/ sem deixar de olhar as alas/ nem esquecer do que nos acompanha//
tantas vezes passamos sem perceber/ a paisagem do que nós somos//
se extraordinária parece a paisagem/ nem percebemos quanto dela somos parte//
sem saber o que integramos/ nem nos damos conta/ do que dependemos/ como ver então onde o nosso liame?/ nossa origem?/ a paisagem a que nos ligamos?"