quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ah, Tenho Dúvidas, São Só Minhas?...

12 dezembro 2020 - 05h00
Passadas as eleições, como não me questionar sobre como farão as próximas autoridades das nossas cidades diante dos problemas que já se exibem aos nossos olhos quando logo depois se mostrarem evidentes aos nossos bolsos?
Pois acabo mesmo por me perguntar como umas autoridades públicas que consideram o tempo de uma licença saúde de um professor como furto ao dinheiro público, obrigando-o a pagar com o mesmo tempo de trabalho para poder se aposentar?
Sei que é uma tradição intocável em nosso País os Professores não serem respeitados, por ninguém, nem pais, nem alunos, nem autoridades. Sei, mas tenho ainda umas tantas dúvidas sobre se são mesmo os professores, como servidores públicos, os culpados pelos valores desaparecidos nas administrações públicas anteriores, tantas vezes deles cobrado, com descontos do que recebem? E me pergunto, destruir o Serviço Público vai ajudar a privatização?
Sei lá, estava me interrogando outro dia, da constitucionalidade do direito de se publicar decretos e se criar legislações para retirarem dos servidores da ativa e aposentados grande parte do que recebem? Ou também, me pergunto, é de Justiça cobrar altas contribuições daquele cidadão que tem o privilégio de ter um emprego, em ocasião tão complexa? E nada se cobrar daquele que tem grandes fortunas e muito pouco ou nada paga, como diz a Constituição Cidadã deveria ser feito?
Aliás, como não me por uma questão insistente: por que se o Produto Interno Bruto, o PIB, vai caindo enquanto o desemprego vai aumentando, os custos públicos para o trabalhador que paga impostos alarga-se e o retorno em melhorias da qualidade de vida em sua cidade se reduzem? Mas será que não se vai fazer necessário que esse aumento do chamado “Custo Brasil” não implique em cobrança de compromissos ou preocupações sociais com a cidade onde estejam? Ou a saída é mesmo aumentar os custos dos empregados governamentais comissionados, que obrigam o professor e o servidor concursados a terem de pagar muitas vezes mais pelo que já pagaram antes por sua aposentadoria?
Por que se aumentam os impostos, inclusive sobre pessoas com deficiência, PCD, e mais idosos? Não existe mesmo alternativa? Ou é apenas mais um castigo? Mas essas aplicações de legislação, por lei ou decreto, são mesmo legais? Por que no Brasil pagamos duas, três vezes mais impostos do que em outros países do nosso nível? Serão mesmo decisões justas?
Todo esse dinheiro que sumiu dos cofres públicos, por má administração ou mesmo por corrupção, por que deve ser pago pelos servidores públicos, em atividade ou já aposentados? Ou pelos com emprego ainda? Por que não se identificam as causas, os culpados, ou responsáveis, e os cobram? A Política brasileira não permite isso?
Então, se precisa mesmo de Reforma Administrativa? Mas por que uns tantos não serão cobrados, castigando os mais velhinhos? Existem mesmo privilegiados nos Poderes? 
Mas isso tudo é mesmo legal e moral?
Há, que são muitas as dúvidas que me assolam!...