sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Aves da Costa

29 janeiro 2021 - 05h00
Recebi o livro "Aves da Costa da Mata Atlântica", recente lançamento (2020) do amigo Leonardo de Oliveira Casadei, Biólogo e Mestre em Ecologia. Ele é santista e atua como Professor de Ciências Naturais no Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Praia Grande. Está presente nos mais diversos espaços da natureza de toda a Baixada. E foi se destacando pelo amor à fotografia dedicada tão carinhosamente as aves, trabalho que se espalhou por muitas obras. 
Aí também foi se aprimorando àquelas da preciosa floresta que cobre toda a serra ante o nosso litoral, ambiente que tem sofrido tantos ataques dos que não amam a vida biológica e seus múl tiplos encantos.
Um lindo Prefácio do também Biólogo e Educador Ambiental, Marcelo Bookermann nos abre o livro, que não é "apenas um compilado de fotos aleatoriamente escolhidas"... "São frutos de horas de dedicação e paciência do autor, que registrou com técnica e sensibilidade lindas imagens de nossas aves em diversos pontos ao longo de parte da costa atlântica, entre os municípios de Peruíbe a Bertioga". Nossa costa vai além. As aves passam bem esse limite.
Este livro é mesmo um Guia de Campo, como se apresenta, e nos seduz pela beleza do registro das aves, com toda certeza, mas tem seu valor maior como perfeitamente se faz em um catálogo. Tem um valor técnico, biológico, natural em obra de um estudioso como Leo, antes de tudo o mais. 
O livro identifica aproximadamente cerca de 300 espécies de aves ligadas à nossa mata litorânea. Se no mundo são identificadas algo em torno de 10.000 espécies de aves, no Brasil já temos catalogadas (desde 2015) um total de 1919 espécies. Portanto o número aqui oferecido é algo de extrema importância, em destaque referente à área de abrangência específica. O livro em expressão bilíngue, português-inglês, já possibilita um alcance bem amplo, além do território da brasilidade. Brevemente, ele nos traz as aves, muito mais que simples fotos que as revelam, tem descrições curtas, voltadas para o público mais estudioso, com identificações científicas. E oferece informaç&ot ilde;es muito importantes sobre cada uma das espécies, o que extrapola e contribui agradavelmente a todos os interessados pela nossa natureza. 
É um trabalho medido, vai da técnica à sensibilidade, do artista fotográfico ao cientista, Leo quer alargar seu público ante à natureza, algo extremamente importante num País como o nosso, especialmente neste momento difícil. Como disse o Autor: "...minha missão é levar a mensagem da preservação e da conscientização ambiental". E como pretendia alargar a compreensão das aves? Ele mesmo o indica expondo a sua sensibilidade: "vê-las em vida livre é fascinante. Suas cores, suas formas e sua imensa intenção de liberdade. Elas são livres. Podem voar. Ir para onde quiserem". 
Vale a pena. Veja. Leia. Viaje. Se encante. Seguindo o que nos disse Leo: "vamos passarinhar".
Peça o seu exemplar. Entre na página do Facebook de Leonardo Casadei. Entre em contato com ele. Mensagem.