Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 05 de agosto de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/08/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
COLUNA

Suami Paula de Azevedo

É escritor, responsável pela Mirambava Editora, palestrante e professor universitário. E-mail: suamiazevedo@uol.com.br

Chove Lá Fora

31 JUL 2020 - 23h59
Chove. “Chove lá fora...” uma melodia do Tito Madi, compositor bem antigo. Dos anos de 1950/60/70. A Nana Caymmi acaba de lançar um disco com músicas dele. Depois dá uma olhada no que ele diz. Na letra, Tito Madi nos lembra daquelas pessoas que nos faltam, ou, como sentimos, daquelas coisas ausentes. Um momento como este de agora também nos chama essas lembranças.
Olha, gente, sou dos que insiste em marcar que esse mal todo vai passar. Temos de ter a nossa paciência. Não é para amanhã, claro. Mas, se nos cuidarmos, vamos adiante. E adiante o novo será melhor. Pensamento positivo. Não abaixa a crista!
Então, pensa em Arte. Especialmente! É uma linda maneira de reagirmos ao mal que nos assola. Sei lá, pensa em música. Você gosta? Tenta saber mais. Tem tanto jeito de música. Busca saber sobre o que tem por aí, vai devagar. Sem pressa. Vai lendo e ouvindo. Você não gosta de música clássica. Tá bom! Muda de foco, tenta outra. Não gota de funk, busca outra. Dá uma olhada em Literatura, nem começa por romance, talvez lhe seja muito longo. Tem gente que escreve contos, são menores, mais acessíveis. Vai apreciando. Os poetas avançam a nossa frente, contam histórias também, com volteios sonoros interessantes. A Arte nos recria. Visite um museu digital. Num momento desses conseguimos avançar. E ocupar muito a nossa cabeça. E paramos de p ensar em coisa ruim. Isso mesmo, estou falando em nos ocuparmos bem.
Um amigo me falava em “doação”. Boa ideia. E lembrava de uma expressão, “doar é ação do coração”. Pensa nisso. Dar faz bem, se você pode, passa um tanto do seu coração. Os outros vão adorar.
Sei da Insegurança de cada um. Sei que antes de sermos otimistas somos inseguros ante o que desconhecemos. E agora tudo é novo. E o medo a nos ocupar. Mas evite.
Ocupe a sua mente. Já fez Meditação? Não sabe? Tem duas a Oriental, em especial a dos indianos, onde tiramos tudo o que ocupa nossa mente. E a Ocidental, que ocupa a mente com temas que escolhemos. O que se pretende é retirar a ansiedade, a depressão, essas coisas negativas que enchem a nossa cabeça. Tenta ler sobre isso. É bem interessante. Se fica só vendo TV, vai ter muita notícia ruim. Com certeza é importante estar informado, mas não só isso. A TV e a Rádio dirigem a nossa visão. Tenta dar um pouco mais de Luz para onde olha.
Pensa na Família. Não em fugir dela, mas como pode acrescentar algo bom a ela. Tenta ver o que é Empatia. Isso mesmo, tenta se colocar no lugar do outro. Assim podemos entender porque o outro age de tal jeito. E, talvez, aí, a gente encontre aquilo que se chama Tolerância, compreendendo a atitude alheia e a nossa.
Fácil? Não! Não falo de facilidade, mas de caminhos.
Estava conversando com alguns amigos. Vários disseram que poucos ligam para falar ao telefone. Recebem uns Zaps de grupos que participam, mas nada pessoal. E sentem falta. Você já pensou nisso? Quantas ligações está fazendo? Para amigos? Para colegas? Para vizinhos? Use o contato pessoal! Isso pode estar fazendo falta a alguém.
Você é parte. Não esqueça dos seus demais.
BANNER APS DESKTOP
LIBERTY

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias