terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Dezembro Está Aí Mesmo!

11 dezembro 2021 - 05h00

Pois é, não tem jeito, dezembro está mesmo aí. E, claro, vem mais coisa. Coisa boa, há de vir. Um pouco de pensamento positivo sempre ajuda. Vem surpresa? Com certeza, sempre vem! É bom saber estar pronto para o que vier. Mas olha o horizonte, gente. Olha para a Luz! Esperança!
Ah, temos de estar preparados? Bom, isso também, sempre devemos, temos, de nos preparar. Mas, por favor, coloque-se em posição de pensar nas coisas novas e boas que vamos fazer, mas também em como esquecer as coisas chatas e ruins que já fizemos. Mas, vamos lá, no fundo no fundo, você não pensa assim? Então tem de se dar um tempo.
Gente, esse nosso ano foi difícil. Muita gente tem mesmo do que reclamar. Mas não é tudo igual para todo mundo.
Vejo por mim, ainda que este ano de 2021 tenha andado muito mais lento do que de hábito os anos andam, deu para fazer umas tantas coisas, mesmo sabendo que ainda nem terminei. Ainda tem tempo na minha frente. E você, já se deu conta disso? Tem sido um ano até menos complicado do que cheguei a imaginar, vou reconhecer. As tais das ameaças não ocorreram, em plenitude. Mas, pelo meu jeito de olhar, estou querendo mesmo e me encher de mais esperanças para o ano que vem. Que tal se a gente olhar o mundo com esse tanto mais de expectativa? Não estou falando de espera.
Bom, quem me conhece sabe que, de fato não sou muito chegado à disposição de ficar reclamando do que podia ter sido e não foi. Sempre fui mais de lutar pelas coisas que desejo em vez de ficar me lamuriando pela chuva que não caiu na minha cabeça. Enfim, ao menos nessas últimas quatro décadas, coloco-me na posição de quem está indo para o lucro. E tem sido muito melhor visão do que a da gente que fica esperando o pior acontecer. 
Conforma-se? Como é que você se coloca?
Então, dá uma paradinha, só um pouquinho, assim, só um pouquinho. Você não vai ter um monte de confraternização agora neste mês? Caramba, faz a lista dos amigos. Manda mensagens alegres a todos. Então, por que deixar de repassar alegria? Mesmo um abraço digital faz bem. Você está aí, participe, aproveite, vai ser legal se você se lançar com satisfação. Transmita, retransmita a alegria! Precisamos da sua atuação. Você gosta de mensagens de felicidade? Os outros também gostam. Para não!
Estava aqui pensando, enquanto escrevo estas linhas, de coisas que escrevi faz tempo. E lembrei daquilo que consta da Constituição Americana, que a gente tem de ser feliz. Essa sensação de satisfação, ainda que possa ser momentânea, é coisa muito boa. Certa vez, fui criticado, quando numa tese acadêmica, defendi a ideia de que a educação devia levar à felicidade. Está bem, sei que isso de felicidade é meio complicado, a gente não consegue medir, não consegue pesar. Mas se nós formos mais simples, menos materialmente ambiciosos, podemos sentir felicidade. Não estou falando de prazer, coisa mais carnal, visceral, material. Falo de olhar melhor o mundo.
Já é dezembro, tente!