sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Eta Frio!

25 junho 2022 - 05h00

Tá certo, gente, cada um tem lá seu jeito de sentir a vida. Esta semana um amigo me dizia de quanto gosta do Inverno. Perguntei-lhe, “gosta mesmo de sentir frio?” E ele me respondeu que sim. Ama sentir isso que chamou de “friozinho”!!!
Pois é, o Inverno chegou, esta semana. E pelo que dizem vai ficar, firme e forte, por mais uns dois meses. E como o tempo anda meio bagunçado, teremos chuva, quando não seria sua época tradicional, e teremos seca onde seria de vir chuva.
Particularmente, não gosto de frio. Mas também não gosto de calor excessivo. Já vivenciei ambos e sei que não (me) encantam. Nasci num dia muito frio. Minha mãe dizia que tudo estava bem branquinho lá fora, no Sul do Brasil. Se era neve ou geada não sei, mas deixa isso pra lá. Na minha juventude, vivi por anos em lugar frio. Quando jovem a gente sai para passear em qualquer clima. Peguei lagos congelados, com temperaturas de mais de vinte e poucos graus abaixo de zero. Hoje? Nem pensar!
Claro que sei da diferença em se viver em lugares diversos. Nos países do hemisfério Norte, com Inverno por vezes permanecendo por uns seis meses, temos de ter aquecedores pela casa toda. Vamos tomar banho num banheiro já aquecido. Por aqui, temos de esperar a água do chuveiro aquecer para sair do frio do espaço. Complicado. Quem sabe já não foi por aí que me estranhei com a friagem?
Nas regiões tropicais, no Equador, entre os Trópicos, temos duas estações, a da Seca e a da Chuva. Nas regiões temperadas temos quatro tempos diferentes, o frio, com as baixas temperaturas do Inverno; o calor, com as altas temperaturas do Verão; as chuvas da Primavera, que antecede o Verão, e a secura do Outono, que antecede o Inverno.
Em São Paulo é (era?) um tanto diferente, estamos na altura do Trópico de Capricórnio, que praticamente passa por cima da nossa Cidade de Suzano. Na Rodovia Ayrton Senna, aliás, entre Mogi e Itaquá, tem um sinal indicativo desse Trópico. Então, estamos no limite, mais para o Sul, é claro. Vivemos numa Região Temperada, ou melhor, “vivíamos”. Neste nosso ano de 2022, o fenômeno “El Niño”, com denominação que homenageia o “Menino Jesus”, já apresentou umas mudanças surpreendentes. O “La Niña” já nos afeta bem. Diminuindo as chuvas no Sul e aumentando as frentes frias. Aí muita gente fica meio sem entender as estações que temos em nosso País que já foi tropical... 
Ou será que tudo se move em razão do meu signo, que começou no Solstício de Inverno, 21 de junho, na última terça-feira? Ah, deixa pra lá...
Prefiro, gente, as quatro estações, do que só seca e chuva, só frio e calor, mas elas não precisam ser exageradas, extremadas, nem alongadas como este ano. Queria aquele São Paulo equilibrado de antigamente. Ah, o que andamos fazendo com o nosso mundo?...
Também é verdade que o frio afeta a Poesia. Faltam-nos palavras, metáforas. Sobra-nos o frio esvaziando nossos gestos, com o silêncio escorrendo de nossas mãos. Resta o branco da geada sobre as páginas a nos mirar mudas.