sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Retrospectiva – Perspectiva

28 dezembro 2019 - 00h22
Um amigo soube que estava escrevendo minha Biografia e, como também pretende fazer a sua, veio me perguntar umas tantas coisas. É que já iniciei minhas anotações faz uns tantos aninhos. E agora, me dirigindo aos oitenta de idade, decidi acelerar o meu tanto. E nessa conversa apareceu o que vimos, o que sentimos, deste ano a se findar. Disse a ele que a sua leitura do ano era demasiado política. E tinha lá uma baita porção de coisas tristes vindas dos políticos. Perguntei-lhe se não via construções, se não via um tanto de coisas se erguendo ou erguidas, especialmente, por ele. É o que pergunto a todos. Será que só fizemos aquilo a que nos foram levando a fazer? E de nada gostamos?
Ele teve um neto! Caramba, não foi uma maravilha? Não amou? Aí ele se ampliou, sorriu, lembrou situações, riu. Foi lembrando. E eram pontos bons, tinha alegrias. Quanta coisa ele estava deixando de atentar. E você? O que lhe veio de novo? E o que você modelou em formas novas?
Pare de ficar lembrando de coisa chatas. Um amigo que partiu. Aquele companheiro que traiu. Gastamos mais do que podíamos. Incomoda, sabemos bem. Ora, todos sabemos que nosso tanto de negativo todos tivemos. Não vamos fingir que não entendemos. Não é essa a ideia. Mas por que terminar o ano só lembrando do lado triste que vivenciamos? Chega!
Vamos olhar por outro ângulo. Tudo tem seus lados diversos de se enfocar. Um pode nos diminuir. Mas outro pode nos multiplicar.
E lhe perguntei o que pretende no próximo ano? Ele foi pensando e me respondendo vagarosamente. "É, não quero arrumar dívidas como as que cometi este ano”. Perguntei-lhe se ele havia pensado em economizar, planejando mais suas despesas, e até juntar uma graninha? “Bom, ainda não pensei nisso”, foi me respondendo bem devagar.
Você também está nessa? Você também não planeja, minimamente, o que faz?
OK, vamos parar de nos voltarmos para o triste, para o ruim. Vamos projetar o futuro. Será que podemos olhar o que vem adiante de um modo mais favorável? Viver o presente é bom, com certeza. Mas se só pensarmos no presente, podemos ser surpreendidos, e as vezes até negativamente, uns dois passos mais à frente. Essa compreensão serve para nós, serve para nossos filhos, serve para nossos amigos. Todos precisamos repensar positivamente o que almejamos, o que projetamos, o que queremos vislumbrar.
Quem não gosta de sonhar? Nada de tão irreal. Se deixar de pedir aquela pizza na sexta, no sábado etc, vão sobrar uns “cem meréis” todo mês. Isso pode dar um tal de “mil reais” por ano. Dá para iniciar uma poupança. Dá também uma viagenzinha pra você, paga à vista, com mais desconto, uma semana num lugar longe de seu ficar diário. Sem pedir empréstimo. Isso faz um bem à alma! Dá pra ter uma ideia, a coisa é bem mais simples.
Um grande poeta disse certa vez que “caminho se faz ao andar”. Então não podemos parar de andar avante. Não desista, não fique com ideias negativas lhe remoendo. Comece um plano simples, nada de muito complexo.
Organize.
E siga.