sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Sou Idoso, Obrigado!

12 junho 2021 - 05h00

Claro, ninguém é obrigado a ser veliiinho. Na verdade é um privilégio. Vale agradecer.
Algumas vezes por ano se faz pesquisas sobre os idosos, aquele pessoal com mais de 60 anos. Na pandemia ficaram famosos como “grupo de risco”, em razão de suas fragilidades físicas. Muitos não se cuidavam na juventude nem na maturidade e um dia os males os dominam. E agora um vírus pode pegar qualquer um com facilidade. Vamos reconhecer, muita gente nos deixa sem que tenha algum mal visível.
Pois então, vi umas pesquisas repetirem mais ou menos os mesmos dados. Daqui a mais 10 anos (2031) as estatísticas calculam que teremos no Brasil mais idosos do que jovens chegando aí por volta de 43,3 milhões. O Estatuto do Idoso, firmado pela Lei 10.741, de 1º de Outubro de 2003, trouxe boas proteções aos 15 milhões de idosos da época, umas tantas vezes necessárias, ainda, de serem expostas. Infelizmente, muitos idosos nem sabem de todos os seus direitos, por isso tantos ainda são aviltados.
Algumas áreas oferecem proteção aos idosos. Iniciemos pelo direito à Saúde.
Muitos reclamam dos Planos de Saúde. O SUS é, sem dúvida, um dos mais amplos atendimentos de saúde do mundo. Mas abandonado, aviltado, acaba sendo odiado por tantos. Com a pandemia, ele foi secundarizado ao extremo, mas atende a todos. Os idosos tem direito a acompanhante em internação hospitalar, ainda que com esse vírus, nem se deve pensar nisso. Os aumentos abusivos dos preços dos planos de saúde são impactantes, desfazendo a alternativa de atendimento. E as restrições, limitações de atendimento, levam muitos a terem de procurar o Procom, e mesmo a Justiça, pelo Ministério Público. A OAB mantém um atendimento para se fazer demandas judiciais sem custos para os que não podem pagar advogado.
Onde mais vemos filas para idosos é nos espaços comerciais. Os idosos tem direito a respeito, mais conforto e rapidez com atendimento prioritário. Mas sabemos que desrespeito também existem aí, que também podem ser denunciados ao Procom e ao Ministério Público.
Soube dia desses de uma reclamação de idoso por seu direito a reserva de unidade habitacional. Os idosos aposentados são uma amplíssima parcela da nossa população que sustentam os seus familiares. Pois a Lei garante que 3% das vagas habitacionais devem ser priorizadas aos idosos. Se não for assim, denuncie.
Até nas atividades de lazer, culturais, artísticas e esportivas o idoso também tem direito a meia-entrada (50% de desconto) e o acesso prioritário para esses ambientes. E não esquecer dos descontos no preço dos transportes urbanos, intermunicipais e interestaduais. Mas é preciso dar bastante atenção, aparecem muitos desrespeitos, que devem ser denunciados. A Lei exige vagas de estacionamento para idosos, mas o desrespeito nem sempre é de quem vende ou dispõe delas, mas dos usuários que ocupam os espaços de modo desonesto.
Os dados informam que os maiores desrespeitos são nas questões bancárias. Vamos ficar mais atentos.
Direito à prioridade, sim, obrigado! Tenha seu orgulho.