quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Sustentabilidade

04 junho 2022 - 05h00

Essa é uma expressão muito comum, bastante usada pelo nosso mundo. “Sustentabilidade” significa mesmo o que diz, sustentar, suportar, manter. Hoje quando a vemos ser usada por aí, fundamentalmente está ligada a questões do Meio Ambiente. Tema bastante positivo, reconheçamos.
E, não tempos porquê esquecer, posto que a data de 5 de Junho está vinculada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, criado com a Conferência de Estocolmo, da ONU em 1972. É algo que sempre sensibilizou minha história. 
Em 1972, na França, antes de seguir Letras, eu cursava Planejamento Urbano, no Instituto de Demografia. E nesse curso, naquele tempo, já tínhamos uma cadeira de Ecologia. Nem se falava disso por aí. Já faz cinquenta anos, mas me apeguei ao tema. Imagine, os que fossem planejar algo numa cidade estariam vinculados ao Meio Ambiente. Mas não vemos isso por aqui. Os desabamentos no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco e mais exibem que não se planeja a distribuição das pessoas pelos cantos. Sonhos se revelam tragédias sem nenhum acato à natureza que, mais cedo ou mais tarde, vai cobrar seu respeito. Desconsideração que tem trazido tanto sofrimento a nossa gente. Falta de Gestão Pública Responsável? É o que temos permitido? Não aprendemos? E o que est&aa cute; feito por aí vamos um dia corrigir?
Muitos anos depois participei da criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Suzano. Ainda era muito complicado tocar nesses temas sensíveis. Mais outros tantos anos passei a comemorar os dias 5 de Junho, plantando uma árvore. Isso agora se referia também a um fato pessoal, nessa data havia perdido minha querida Mamãe, no Rio de Janeiro, que acompanhei até seu instante final. Foi um lindo exemplo de pessoa para todos que a conheceram. As saudades de seus sinais marcantes sustentavam meu olhar para frente.
Então, quem não respeita a Senhora Natureza um dia paga? Como negar um fato tão evidente? Se quem fez o mal não pagar outro alguém terá de desempenhar com custos altíssimos como temos visto presentemente.
E nós, cada um de nós, presentemente, o que temos desempenhado para o bem da nossa coletividade? Como temos contribuído para a melhoria da nossa Natureza, para a melhoria da nossa Sociedade? O que fazemos, o que podemos fazer para a melhoria das condições de vida das pessoas do nosso canto, do nosso recanto? Como contribuirmos para as condições de vida dos que estão tão próximos de nós, parentes, amigos, vizinhos, gente como nós, respirando o mesmo ar? Por que só pensarmos em ideologia e dinheiro?
Se você é solidário, continue, é bom. Mas, por que esperar a desgraça acontecer para ajudar? Como prevenir? É só coisa de político? Como orientar os que menos sabem? Como propor o necessário? Temos de estudar? Temos de aprender? Temos de ensinar? Com toda a certeza.
O mundo é complexo, não podemos ignorar, ou fingir ignorar. Mas sempre podemos contribuir para o Bem. Temos de propor sustentabilidade para segura o nosso mundo e mantê-lo firme e positivo, benéfico.