Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
quinta 16 de setembro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/09/2021
COLUNA

Suami Paula de Azevedo

É escritor, responsável pela Mirambava Editora, palestrante e professor universitário. E-mail: suamiazevedo@uol.com.br

Um Ano Mais

24 JUL 2021 - 05h00

Que imensa, mas tranquila alegria ver que você segue conosco, filha querida. Não é difícil imaginar o que você sente agora neste seu tempo. Você fartamente expõe suas emoções. Você está feliz e nós também estamos. Obrigado pelo carinho de nos acompanhar.
Sei que nós podemos estar mais complicados. Sei por mim como foi complexo seguir o tempo, mas também foi especial. Por olharmos só adiante tantas vezes esquecemos as paisagens que nos acompanham pelos lados. Como se não fosse ofício do ser humano percebê-las, encantar-se.
O tempo passa e nos coloca, por vezes, é verdade igualmente, de um certo modo mais restritivo, mas continuamos com a alegria de podemos contar com seu sorriso.
Você segue o Magistério. Ama muito o que faz. Sente e sabe das dificuldades diárias. Passou e passa por condições sempre novas a enfrentar no dia após dia. Mas persiste. Isso nos orgulha. Já se foi o nosso tempo. Mas sempre iremos apoiá-la no seu tempo e forma.
Há mais de cem anos não passávamos o que se passa, o que passamos. Não prevíamos. Nem há que se acomodar na impotência da espera. À espera de que alguém mude, de que o governo mude. Temos de fazer acontecer. “O caminho se faz ao andar”, como já ensinava em seus versos o poeta espanhol Antonio Machado.
A solução é o aprendizado do ouvir. Mas como nos colocarmos em situação de tolerância? Parece sempre tão difícil. Ser capaz de se colocar no lugar do outro, tentar entendê-lo nunca foi simples, mas sempre foi necessário. Ser generoso o suficiente para tentar orientá-lo a um melhor caminho sempre se exibiu complexo.
Isso não é tão claro a tantos, toma tempo, o nosso tempo. Cansa, exige paciência, mas é o melhor exercício de uma técnica de vida chamada persistência. Enfim, generosidade e persistência, concomitantemente são elementos fundamentais na ação de quem pretende viver e educar. É o melhor, senão o único, caminho para buscarmos a qualidade final no resultado do ofício a que nos dispomos. Um ofício que se faz a nossa vida. Tudo o mais tem de se adequar a nossa escolha. Vemos o tempo seguir tranquilo, você é uma profissional adulta e segura das suas escolhas. Não é uma criança apenas a seguir a frente.
Suas escolhas nos envolvem também. Estamos a seu lado. Igualmente nos emocionamos. E suas vitórias são conquistas tão alegres, essas felicidades suavizam as pedras que surjem pelos caminhos escolhidos.
O tempo não estanca para nenhum de nós. Nem é isso o que desejamos. Você escolheu o modo de vida que desejava. Fez seus muitos estudos e continuará a aperfeiçoar-se. Sempre deu-se a sua própria autonomia. Seus sucessos, as batalhas escolhidas, as realizações atingidas, são suas e sempre iluminarão seus percursos.
A Arte que lhe acompanha permanente é uma satisfação pessoal que todos deviam chegar a identificar. Você cria passo a passo. Sei bem desse necessário encantamento. Isso é para o resto da vida, o Sol de sua Vida.
Nosso carinho, filha.
O Senhor é seu Oriente. Nada lhe faltará. 

 

CREDSU

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias