quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A alegria como estilo de vida

30 maio 2020 - 23h59
"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente digo a vocês: Alegrem-se!" (Filipenses 4:4) A alegria deve fazer parte do estilo de vida de um cristão. A falta de alegria mostra que há algo errado em nós! Nós nos alegramos porque Cristo triunfou sobre a morte e sobre todas as dores desse mundo. E quanta dor temos visto nesses dias! A alegria é um dos frutos do Espírito Santo em nós. (Gálatas 5:22) A presença do Espírito Santo em nós produz amor, alegria, paz, paciência, bondade e muitas outras qualidades geradoras de vida, as quais não conseguimos produzir pelos nossos esforços. Por vezes, nos momentos difíceis, deixamos que a tristeza tome conta de nós. Dessa forma, tornamo-nos murmuradores, pessimistas, impacientes, "chatos e azedos", entristecendo o Espírito Santo de Deus. 
A vida é difícil e, certamente, mais difícil do que uma atitude mental positiva possa suportar, muitas vezes. Todos nós passamos por "tempestades" na vida. Mesmo que estejamos enfrentando dificuldades, sejamos gratos a Deus, mantendo a alegria, pois Ele nos dá razões reais para acreditarmos que essas "tempestades" vão passar. Até mesmo as circunstâncias difíceis podem-se transformar em motivo de alegria, quando nos permitem lembrar que não estamos sozinhos nessa jornada! Jesus está conosco! 
E você? É uma pessoa alegre? Você pode estar alegre quando está festejando com um grupo de amigos, ou quando está fazendo algo de que gosta muito; mas saindo dali, o que foi feito de sua alegria? 
"Alegria" não se refere a sorrisos falsos, produzidos para vender uma imagem de felicidade, quando, na verdade, a realidade é bem outra. Falo da alegria que transpõe circunstâncias. É possível ter a verdadeira alegria, apesar dos problemas que enfrentamos no cotidiano da vida? Sim, é possível. A verdadeira alegria começa com a certeza de que tudo que passamos aqui neste mundo é temporário e de que Deus usa esse tempo para completar a obra Dele em nós. Como cristãos, não andamos pelo que vemos, mas sim pelo que cremos. Sendo assim, temos a certeza de que Deus está no controle de tudo. 
"A alegria do Senhor é a nossa força". (Neemias 8:10) Sem alegria ficamos vulneráveis em todos os sentidos. Os sentimentos são importantes e devem ser considerados; no entanto, não devem ser os nossos principais orientadores, porque a Bíblia diz que os sentimentos são enganosos.
Em vez disso, deixemos a verdade da Palavra de Deus nortear os nossos sentimentos. Podemos ter alegria através da gratidão, do louvor, da Palavra de Deus que alimenta a nossa alma, da comunhão, da unidade, da oração, da convivência em paz, da segurança da salvação, da certeza de que Deus nos ama e jamais nos abandonará. Quando estiver passando por momentos ruins, louve o Senhor, através de um cântico de adoração, através de uma oração sincera, através da leitura da Palavra de Deus. Essa atmosfera de adoração é transformadora! Você precisa de alegria verdadeira? Deus tem para dar àqueles que O buscam.