sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A fé nos faz enxergar o invisível

22 agosto 2021 - 05h00


Elias era um homem confiante e cheio de fé em Deus. Todavia, em certo momento desafiador de sua vida, quando perseguido pela rainha, Jezabel, que queria matá-lo, ficou amedrontado, deprimido, escondendo-se em uma caverna. Mas Deus o arrancou de lá! Elias tinha as suas fragilidades e estava sujeito às intempéries da vida como nós. Podemos aprender com esse momento difícil da vida de Elias assim como podemos aprender com a sua fé, força, ousadia e determinação! Deus disse a Elias que ia chover, quando uma grande seca tomava conta daquela terra. "E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria". (I Reis 18:1-2) Elias creu e fez o que Deus lhe mandara fazer! Ele não ouviu naquele momento trovão algum, relâmpagos no céu, nuvens escuras e carregadas. Mas, dentro de si, ele ouviu tudo isso com os ouvidos sobrenaturais, os ouvidos da fé. A fé descrita em Hebreus 11:1 - "A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos, e a prova de que existem coisas que não podemos ver". Podemos dizer que a fé sempre funciona, mesmo quando a resposta é "não"; ou seja, mesmo quando Deus não nos dá aquilo que pedimos, da forma como pedimos. No caso de Elias, Deus havia falado que ia chover! Então, Elias viu a chuva caindo sobre o reino de Israel, que estava devastado pela seca e, consequentemente, pela fome. 
Nuvens escuras e baixas são sinais de chuva forte a caminho. O que você pensaria se visse no céu apenas uma nuvem do tamanho de uma mão? Talvez você nem esteja olhando muito para o céu ultimamente, não é mesmo? E, se olhasse, provavelmente, uma nuvem tão pequena não significaria nada. Mas, às vezes, olhar para o céu e ver o invisível pode significar a diferença entre a vida e a morte. Foi o que aconteceu com o profeta Elias e seu ajudante. Há muito não chovia em Israel. Elias tinha dito ao rei que uma chuva abundante estava-se aproximando. Todavia, não havia sinal algum de chuva. Elias, então, mandou o seu ajudante subir no ponto mais alto do Monte Carmelo e olhar para o lado do mar, a fim de constatar a aproximação da chuva. O rapaz voltou trazendo más notícias - não havia sinal de chuva. Como ficamos quando não recebemos as notícias pelas quais tanto esperamos? Elias não ficou desesperado. Ele conhecia o poder de Deus. E, se fosse você, continuaria crendo?
Firme na fé, Elias pediu ao ajudante que retornasse ao topo do Monte e ficasse observando. A chuva haveria de descer. O moço fez isso por sete vezes. Mas até a sexta vez os relatórios eram negativos. Só na sétima vez o ajudante de Elias pôde ver no céu uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem! Para Elias essa nuvem tão pequena era a resposta de que a chuva estava a caminho. Mandou avisar o rei para que se preparasse. Em pouco tempo, o céu escureceu e caiu grande chuva. (I Reis 18: 45-46) O que acontece conosco quando as coisas demoram a acontecer? Será que continuamos crendo que aquilo que esperamos em Deus, que Ele mesmo prometeu, se tornará realidade, ou desistimos? Valorizemos os pequenos sinais que Deus envia, pois esses indicam que a resposta completa está chegando. Caminhemos pela fé, ainda que não entendamos como Deus está conduzindo as coisas. A certeza de que Ele é fiel para cumprir a Sua Palavra sustenta e fortalece a nossa fé!