sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Bom êxito

30 dezembro 2021 - 05h00

A gente sempre faz planos para o ano que começa. Apesar de muitas coisas estarem instáveis no mundo com essas ondas de COVID e, agora, com a H3N2, ainda ousamos fazer planos, traçar metas, sonhar com coisas que gostaríamos de realizar. E isso é muito bom! É triste quando não ousamos sonhar! A gente sempre espera realizar no novo ano tudo aquilo que não realizou no ano que passou. Isso é positivo sob o aspecto de que sempre podemos recomeçar, seguir em frente, mas também é preocupante no que diz respeito à procrastinação, ao não aproveitamento do tempo de que dispomos, que é hoje, agora, o presente. Há gente que vive de futuro - "depois eu penso, depois eu faço". E esse futuro nunca se transforma. Simplesmente, vai-se vivendo. O que tem acontecido no mundo nesses últimos dois anos tem barrado os planos de muita gente. Se há um bom conselho para mim, para você, este é - não pare de sonhar, de fazer planos. Os sonhos nos movem! Mesmo que alguns planos tenham falhado, continuemos firmes no propósito de reformulá-los e alcançá-los! Um bom exercício é a escrita desses planos e metas. Quando escrevemos os nossos planos/projetos, eles se tornam mais reais, mais claros, o que nos estimula a concretizá-los. 
Os projetos nos ajudam a seguir em frente, nos dão estímulo e um novo ânimo para viver. É como se você dissesse para si mesmo que a sua história ainda não acabou. Talvez, você esteja passando por um momento difícil de desânimo e, por isso, esteja pensando que não tem mais nada para realizar. Mas isso não é verdade! Enquanto há vida há muito para realizar. Pensemos no exemplo de Jesus que, mesmo na hora de sofrimento e dor na cruz, prestes a entregar o seu espírito ao Pai, ainda aproveitou a oportunidade para dar uma palavra de salvação ao ladrão arrependido que com ele estava sendo crucificado. Façamos planos, sim, mas não nos esqueçamos de colocá-los, primeiramente, diante do Senhor, que tudo sabe. Muitas vezes alguns planos que fazemos não dão certo. Ficamos decepcionados. Muitas podem ser as causas - falta de planejamento, acontecimentos externos que são impeditivos, ou simplesmente porque Deus não está permitindo. Talvez não entendamos no momento; porém, podemos entender lá na frente, se Deus quiser nos mostrar. "As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções. Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo". (Provérbios 16:1-3) 
A epístola de Tiago, no Novo Testamento, fala sobre a falibilidade dos projetos humanos - "Agora escutem, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro! Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: "Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo". (Tiago 4:13-15) Não é sinal de falta de fé pedirmos ao Senhor que estabeleça os nossos planos, de acordo com a Sua perfeita vontade. É claro que não precisamos falar dessa forma se o que pedimos já está na Palavra de Deus como uma verdade. Na oração do "Pai Nosso", Jesus ensinou a orar assim -"Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!" (Mateus 6:9-10) Quanto mais ligados estivermos ao Espírito Santo tanto mais saberemos orar, pedir, planejar, viver de uma forma elevada, que glorifique o nome do Senhor, deixando marcas de Sua glória por onde passarmos.