sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Corações agradecidos

29 novembro 2020 - 05h00

Em recente entrevista a Pedro Bial, o ex-presidente Barack Obama relatou que preferia enxergar o quanto o copo está cheio, em vez de o quanto ele está vazio. Essa é uma forma mais otimista de olhar para os problemas da vida. De fato, a nossa tendência é termos o olhar voltado para o que não temos ou para o que nos falta. Mas, honestamente, sempre há algo bom e positivo para se ver na jornada, algumas vezes difícil, da vida. No dia-a-dia é comum ouvirmos reclamações. Muitas vezes também fazemos parte do grupo que reclama de tudo e todos. A murmuração faz parte da vida da maioria das pessoas. A Bíblia, no entanto, nos ensina a ter um coração agradecido. Deus se agrada de um coração agradecido. "Sejam agradecidos!" (Colossenses 3:15); "Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus". (I Tessalonicenses 5:18) É um imperativo moral, emocional e espiritual. Precisamos entender que a graça de Deus nos alcançou sem que tivéssemos qualquer mérito. Tudo o que temos foi-nos dado por Ele. A gratidão nos fortalece para enfrentar os desafios da vida com boa vontade. O presente, seja ele difícil de enfrentar, tem sempre alguma coisa boa pela qual podemos agradecer a Deus. Quando atravessamos circunstâncias adversas na vida, é difícil sermos agradecidos. Normalmente, nos entregamos à tristeza e à murmuração. Mas se nos mantivermos firmados na fé de que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", será mais fácil manifestarmos gratidão a Deus. Não se trata de ser "Polyanna"(personagem criada por Eleanor Porter, em 1913, que praticava sempre o jogo do contente, ou seja, a tentativa de sempre se posicionar de maneira positiva frente às adversidades); trata-se da confiança de que Deus está no controle de tudo e de que nenhum momento de nossas vidas é desperdiçado por Ele.
Pessoas que são agradecidas não costumam acumular mágoas, são perdoadoras, alegram-se com as coisas simples da vida e com a vitória dos outros. Essas pessoas são altruístas, prestativas e, consequentemente, mais alegres. São pessoas que sabem dizer aos outros - "Muito obrigado!" e "Estou agradecido pelo que você fez!" Essas expressões de reconhecimento e gratidão tornam os relacionamentos mais saudáveis já que não deixam a impressão de que os outros têm a obrigação de fazerem as coisas para nós. Mesmo quando alguém é pago para executar uma tarefa, cabe um agradecimento. Isso é sinal de educação!
Devemos demonstrar nossa gratidão às pessoas, mas, principalmente, a Deus. Pense no quanto Deus fez e faz por você! Infelizmente, nem sempre percebemos as dádivas divinas. Gosto muito de um hino do Cantor Cristão, cujo coro diz: "Conta as bênçãos, conta quantas são; recebidas da divina Mão; uma a uma, dize-as de uma vez, e hás de ver surpreso o quanto Deus já fez". Faça uma retrospectiva de sua vida e tente elencar as bênçãos, os livramentos, as orações atendidas. Não merecemos nada; porém, Deus nos abençoa por Sua graça, misericórdia e infinito amor. O apóstolo Paulo passou por situações terríveis, mas escreveu que a gratidão é a vontade de Deus em Cristo Jesus para cada um de nós. É muito difícil ser agradecido a Deus e louvá-Lo, quando você quer xingar, gritar, reclamar por algo que deu errado. Todavia, quando somos gratos a Deus por tudo, nossa atitude faz com que a situação mude ou que mudemos nossa visão quanto a ela. Comece o seu dia agradecendo a Deus e verá o quanto a sua vida se tornará mais leve! (Sueli Barão Rocha de Souza, evangélica, professora, escreve aos domingos.