sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Destruindo Fortalezas

20 setembro 2020 - 05h00
Se existe algo com o que temos que lutar a todo momento é com os nossos pensamentos. A batalha da mente é uma batalha invisível, travada espiritualmente. A segunda carta do apóstolo Paulo aos Coríntios fala sobre essa batalha: "As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo" (II Coríntios 10:4-5) Essas são as "fortalezas" que precisam ser vencidas - as ideias falsas e deturpadas do mundo, os enganos, a ilusão, uma verdadeira estrutura montada para convencer de que a realidade vigente é a forma certa de pensar, falar, agir, assim como manda o sistema, subjugando a mente a um modus operandi; também, a altivez, o orgulho, que toma a mente e leva a pessoa a sentir-se autossuficiente, como se não precisasse de Deus e de mais ninguém. Somente quando essas "fortalezas" são destruídas, através da rendição a Cristo, é que as coisas mudam. E as "armas" usadas são espirituais - a declaração da verdade de Deus, a Palavra; a oração incessante, o louvor, a adoração e o jejum, quebram "cadeias", destroem "fortalezas". 
Muitas coisas passam pela nossa cabeça. Os pensamentos vêm e vão. Pensamento é energia, e essa energia deve ser bem utilizada. Como diz um antigo ditado: "Você não pode impedir uma andorinha de passar por cima de sua cabeça, mas pode impedi-la de fazer um ninho ali". Maus pensamentos podem passar pela nossa mente; todavia, não devemos "alimentá-los". A mente humana é mestra em aumentar problemas, criar fantasmas e barreiras. Isso conduz a um nível de ansiedade e stress muito alto, o que nos faz mal. Precisamos aprender a separar o real do imaginário. A pensar no que, de fato, é importante. Por mais grave que seja um problema, pensar nele o tempo todo não vai solucioná-lo. A mente é um campo de batalha, que o diabo bombardeia com pensamentos maus, negativos, a fim de nos afastar da vontade de Deus. Por isso, a Bíblia ensina que devemos firmar, concentrar, dominar os pensamentos. E isso é um exercício diário. Em Filipenses 4: 8-9, o apóstolo Paulo dá boas instruções sobre o assunto: -"Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e se detenham nas coisas boas e belas que há em outras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas".
Quando pensamos em coisas tristes e deprimentes, criamos sentimentos dessa natureza. Se existe algo em sua vida que traz sofrimento, e você concentra seus pensamentos só naquilo, com certeza, sofrerá mais do que a situação exige e não conseguirá enxergar um caminho para a solução. Mesmo que não seja possível uma solução em curto prazo, você terá melhores resultados se não permitir que o problema o absorva por inteiro. Para tanto, precisamos filtrar nossos pensamentos - retirar todo lixo mental e deixar apenas o que é bom, positivo e construtivo. Se é para pensar muito, pense em coisas que tragam esperança, alegria e força para seguir em frente. Pense no quanto Deus já fez por você e continuará fazendo, pois Ele é fiel. Peçamos ao Senhor que limpe a nossa mente e renove os nossos pensamentos!