quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Luz do mundo

06 dezembro 2020 - 05h00
A presença da luz nos faz enxergar a realidade das coisas. Alguém que entre em um quarto escuro não poderá avaliar as condições reais desse quarto até que acenda a luz. A luz mostrará se o quarto está organizado ou não. O mesmo ocorre com a nossa vida espiritual - quanto mais próximos da luz de Jesus estivermos melhor poderemos enxergar a nossa realidade interior. Por isso Jesus falou: "Eu sou a luz do mundo; aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (João 8:12) Era a Festa dos Tabernáculos em Jerusalém, quando Jesus fez essa declaração. Os judeus recordavam a sua caminhada pelo deserto, quando eram iluminados por uma coluna (chama) de fogo durante a noite. Nessa ocasião, Jesus estava no chamado "Pátio das Mulheres", além do qual elas não podiam ir, porque as áreas consideradas mais santas estavam reservadas aos homens. Esse pátio era iluminado por grandes lampiões, que eram acesos ao cair da noite, iluminando o templo. Quando os lampiões eram acesos, os anciãos dançavam e convidavam o povo a celebrar ao Senhor que os conduzira pelo deserto até a Terra Prometida. Foi nesse contexto que Jesus se apresentou como luz do mundo e luz da vida. 
É muito difícil viver na escuridão. Há poucos dias pudemos acompanhar a dificuldade dos cidadãos do Amapá em razão da falta de energia elétrica. Mas para acabar com o caos da escuridão existe a luz. Como a luz é maravilhosa! Quando ela falta é que nos damos conta de sua importância! Imaginemos um mundo sem luz, onde as belezas existentes não pudessem ser contempladas! Seria terrível. O livro de Gênesis conta que a terra era sem forma e vazia. Havia trevas sobre a face do abismo. Mas Deus colocou ordem no caos, começando por trazer à existência a luz - "E disse Deus - Haja luz, e houve luz". Começou a existir o dia e a noite. (Gênesis 1:2-3) A palavra que trouxe a luz mudou tudo. O profeta Isaías também falou sobre uma mudança de condição através da luz - "O povo que andava em trevas viu uma grande luz e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz". (Isaías 9.2) O que isso significa? Isaías estava-se referindo à visão espiritual que a vinda de Jesus ao mundo traria aos homens. Antes de Jesus, os homens viviam na cegueira espiritual, tateando no escuro, procurando a luz. Sem a luz de Jesus não conseguimos enxergar quem é Deus, quem realmente somos, quem é o nosso próximo e qual o propósito de nossa existência. Não conseguimos enxergar que a vida aqui na terra é apenas uma parcela da vida eterna. Quando a luz de Jesus entra em uma vida, toda a escuridão acaba. 
O texto de João 9 conta a história de um cego de nascença. Atualmente, os deficientes visuais estão mais inseridos na sociedade. Mas no tempo de Jesus eles eram excluídos, não tinham valor algum. Eram considerados culpados por sua condição, e o que lhes restava era a mendicância. É interessante que Jesus notou aquele cego. Jesus percebe e se importa com o homem esteja onde estiver, seja qual for a sua condição. Jesus deixa claro aos fariseus que a cegueira daquele homem não era consequência do pecado. Ao contrário disso, Deus tinha o propósito de manifestar naquela vida a Sua glória. Sendo assim, Jesus utiliza um método estranho; porém, significativo - cuspindo na terra e fazendo um lodo com a saliva, untou com o lodo os olhos do cego, mandando-o lavar-se no tanque de Siloé. O cego fez conforme as orientações de Jesus e voltou vendo. Era cego, mas agora podia enxergar. Aquele homem, que antes estava em trevas, podia ver agora a maravilhosa luz de Deus, enquanto os fariseus, que podiam ver fisicamente e eram considerados iluminados, mostraram-se espiritualmente cegos. Quem segue a Jesus tem a luz da vida. Quem segue a Jesus deve ser luz para o mundo.