sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Não é tarde pra sonhar

29 maio 2022 - 05h00

Quanto vale um sonho? Fiquei bastante impactada com a história do Jesse Koz, com o seu desprendimento ao se enveredar por caminhos desconhecidos, pelo menos para ele, dentro de um fusca 1978, acompanhado de seu fiel amigo, Shurastey, um cachorro golden retriever, encontrando ambos a morte em um acidente no Oregon, depois de muitas histórias e aventuras vividas juntos. A gente fica pensando sempre em quão jovem era o Jesse, 29 anos, quanto potencial de vida pela frente, quantos sonhos para realizar...Mas ele morreu indo em direção ao seu sonho, que era chegar ao Alasca. Como relatou em diversas entrevistas, ele tinha uma vida relativamente estabilizada, mas não se sentia feliz. "A vida é muito mais do que ficar esperando que algo diferente aconteça". E, nesse sentido, a sua história é inspiradora! Chegamos à conclusão de que o mais importante não é a quantidade de anos que se vive, mas sim como se vive! Jesus, em sua jornada de vida terrena, viveu apenas 33 anos - com alegria, propósito, dando significado profundo e divino para cada momento de sua existência, quer fosse em seus relacionamentos, em seu contato com a natureza, em sua apreciação pelo simples da vida, como uma boa conversa, por exemplo, como descansar, dormir, no meio de uma tempestade, como comer de forma rústica, como se alegrar em uma festa, como em se isolar para conversar com o Pai, através da oração. E nós, como temos vivido? Temos sonhos? Temos caminhado em direção a esses sonhos? 
Muitas vezes, além de fazermos a nossa parte no processo de realização do sonho, precisamos aguardar o tempo de Deus, para que tudo se ajuste. Calebe recebeu a promessa de que pisaria na Terra Prometida (Canaã), quando tinha 40 anos. Ele, juntamente com Josué, foram os únicos espias que acreditaram que aquela terra pudesse ser conquistada - uma terra habitada por homens gigantes e bem armados. Os israelitas não tinham armamentos para enfrentá-los. Humanamente falando, seria impossível conquistar Canaã. Mas Josué e Calebe não tinham medo. Eles confiavam em Deus. "Se Deus tinha prometido, Ele cumpriria a Sua promessa". Os anos foram passando, e a terra de Canaã ainda não havia sido conquistada. Calebe já estava com 85 anos. Há situações em que por mais que você faça e se empenhe, as coisas não acontecem. Temos que esperar o tempo de Deus com paciência, perseverança e fé. Seguir em direção aos seus sonhos, não significa que você não terá problemas pelo caminho. 
Será que Deus tinha esquecido de Calebe? Ele viveria para pisar na terra? E, se pisasse, quanto tempo ainda teria para aproveitar a sua bênção? Talvez, esses questionamentos passassem pela mente de Calebe, não sabemos. Anos caminhando, lutando, vislumbrando uma promessa. Anos mantendo uma fé viva. Anos visualizando o grande dia. O dia que parecia nunca chegar! Não é fácil alimentar a fé para viver o milagre! Muita gente desiste no meio do caminho. Não persevera! A Bíblia nos ensina em Hebreus 11:1-6 que "a fé é a convicção segura de que alguma coisa que nós tanto almejamos vai-se concretizar. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós(...) Não se pode agradar a Deus sem fé, sem confiar verdadeiramente Nele". Deus recompensa a fé daqueles que O buscam! Enfim, o grande dia chegou! Calebe ainda estava forte, lúcido, como no dia em que Moisés o enviou para espiar a terra prometida. Josué o abençoou e deu a ele a terra de Hebrom em herança, porque ele havia perseverado em seguir o Senhor. (Josué 14:5-15) Quarenta e cinco anos. Você esperaria tanto? Se você não for perseverante, não conseguirá chegar a lugar algum. É naquele momento, em que tudo parece difícil, até impossível de acontecer, que a perseverança deve falar mais alto. Sua fé ajuda você a perseverar para alcançar os seus sonhos?!