sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O espírito do Natal

12 dezembro 2021 - 05h00

Depois do ano passado, em que passamos um Natal diferente em razão da pandemia, tornamos a ver as ruas e casas decoradas, as famílias fazendo planos para o amigo-secreto, para a Ceia, para a confraternização costumeira e alegre do Natal. É muito bom estarmos juntos e reunidos novamente, embora ainda com algumas limitações, tomando os cuidados preventivos. É comum, quando chega dezembro, o corre-corre de final de ano. As ruas ficam cheias, e o trânsito inviável; é gente por toda parte. Os supermercados, também cheios, oferecem uma gama de itens para a preparação da Ceia. Para a maioria das pessoas, o Natal tem a ver com festa, panetone, peru ou chester, presentes, luzes, árvore de Natal, Papai Noel, confraternizações, reuniões familiares, doações, troca de presentes. Essas podem ser formas de se comemorar o Natal, mas de sentido muito distante do Natal da Bíblia. 
O Natal bíblico e cristão é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador. Tudo o mais só tem sentido se vier em decorrência disso. Infelizmente, não é o sentido dado pela maioria das pessoas. É importante que anunciemos às próximas gerações o real sentido do Natal, louvando e agradecendo a Deus por ter enviado Jesus ao mundo para nos salvar. Natal é Deus manifestando o seu amor aos homens. O único amor que nos preenche, que não falha, que nunca muda, que é eterno. João afirma isso em seu livro - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16 ) Deus nos ama até as últimas consequências e entregou Jesus, seu filho amado, para sofrer as nossas dores e morrer em nosso lugar. Toda vez que ansiamos por amor é pelo amor de Deus que estamos ansiando. O vazio interior de cada um de nós só pode ser preenchido por esse amor. Dessa forma, podemos compartilhar esse amor com os outros. Assim, ajudamos uma família necessitada não só porque é Natal, mas porque queremos repartir sempre com os outros, o nosso próximo, que tal como nós também é alvo do amor de Deus. Presenteamos uma criança não apenas no dia de Natal, mas também em outros dias, porque uma criança merece sempre o nosso amor, atenção e carinho. Perdoamos e nos reconciliamos com aqueles que nos ofenderam não porque a data propicia essas atitudes, mas porque todo dia é dia de perdoar, de se reconciliar, pois Jesus trouxe perdão e nova vida. 
Celebremos o Natal, sim, sem, contudo, nos esquecermos de que a vinda de Jesus ao mundo é a razão de toda a comemoração. Esse é o verdadeiro espírito do Natal. Se não for assim, o Natal se tornará apenas mais um produto de marketing do mundo capitalista. Mais um pretexto para vender e comprar. Como você tem comemorado o Natal? Como vai comemorar o Natal neste ano? Cantemos as canções que contam a verdadeira história do Natal. Leiamos os textos bíblicos que narram essa maravilhosa história. Agradeçamos a Deus por ter enviado ao mundo o Seu maior presente, Jesus Cristo! Compartilhemos desse amor com as pessoas, pois o amor de Deus inclui todos! Não é errado festejar, dar e receber presentes, se isso é possível, alegrar-se e alegrar outros. Todavia, que tudo isso seja porque você reconhece que Jesus é o centro de toda a festa.