sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O poder da amizade

25 julho 2020 - 23h59
Nesses dias de isolamento social compreendemos o real valor da amizade. Como é bom ter amigos! Não podemos abraçar, beijar, dar um aperto de mão; todavia, encontramos formas diferenciadas e até inusitadas de demonstrar o nosso amor e a nossa amizade. Somos seres relacionais. Sempre se soube da importância da amizade como forma de apoio recíproco; mas agora já está provado que o círculo de amigos influencia diretamente na nossa saúde, na forma física, na longevidade, na carreira e em todas as áreas de nossas vidas. A amizade é fundamental no tratamento de doenças mentais. Nosso estado de espírito, nossas atitudes e a forma como tratamos as pessoas repercutem - muito mais do que se imaginava - sobre a sociedade em que vivemos. Não significa tratar bem somente as pessoas mais próximas, pelas quais temos empatia, mas também aquelas que estão ao nosso redor e muitas vezes nem nos damos conta delas. Estou falando da moça da limpeza, do entregador de jornal, da balconista da padaria, do coletor de lixo , e assim por diante. 
No mundo em que vivemos, onde cada um busca os seus próprios interesses, onde o individualismo e o egoísmo estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, é extremamente importante o acolhimento, o afeto, o amor, a amizade. Como as pessoas precisam de demonstrações de carinho! Não apenas um afeto momentâneo, passageiro, mas aquele amor que busca o interesse do outro, que vai ao encontro do outro, que estende as mãos de forma prática. Muitas vezes as mãos estendidas são de pessoas que acabamos de conhecer. Pessoas que, de fato, se importam com o próximo. E isso nos faz acreditar na possibilidade de um mundo diferente. As pessoas precisam que, de fato, nos interessemos por elas e sejamos uma ponte, como diz uma canção antiga de Simon e Garfunkel ("Bridge over trouble water") -"Como uma ponte sobre águas turbulentas, eu me estenderei" (...) Sabemos que a amizade tem que ser cultivada! Amigos verdadeiros são aqueles que elevam a nossa vida, agregando valores importantes. Eles nos ouvem, aconselham, encorajam, corrigem, dizem a verdade; contudo, nos acolhem quando mais precisamos. Os amigos conhecem as nossas limitações e falhas, mesmo assim nos aceitam e amam! Nos momentos difíceis da vida conhecemos quais são os verdadeiros amigos. Em Provérbios 17:17 temos um conceito sobre o que significa ser amigo: "O amigo ama sempre e, na desgraça, ele se torna um irmão". Sim, quando as coisas apertam para o nosso lado é que sabemos quais são os amigos de verdade. 
Tão importante quanto ter amigos é ser amigo. E, nesse sentido, precisamos fazer uma avaliação sincera, pois a nossa tendência é querer receber em vez de dar. Quando penso nesse tema, logo me vem à mente a amizade entre Rute e Noemi, nora e sogra, respectivamente. Em um momento de muito sofrimento e dor, as duas se uniram em amor e amizade, tal como vemos em Rute 1:16-17: "Disse, porém Rute: Não insistas para que te abandone e deixe de seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti". Essa amizade não tinha quase nada para dar certo. Ambas vinham de gerações, culturas e religiões diferentes. Estavam desgastadas e abatidas pela tragédia; Noemi havia perdido o marido e os filhos; Rute havia perdido o marido. Mas essa grande amizade mudou a história dessas mulheres! Amizade exige trabalho, tempo, entrega, perseverança e, muitas vezes, sacrifício. Mas quem tem um amigo tem um tesouro!