quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Olhamos para Ti, Senhor!

28 março 2021 - 05h00


Vivemos um momento de muita dor em nosso país. Essa dor é aumentada pelos desencontros de ideias e procedimentos no combate à pandemia. O maior inimigo, que é o coronavírus, não é enfrentado satisfatoriamente devido a essas dissonâncias diárias, que acabam gerando comportamentos irresponsáveis e incoerentes. O que se vê é uma grande confusão, associada ao caos na Saúde, a hospitais lotados, e muita gente morrendo aguardando uma vaga em UTI, que não chega ou chega tardiamente. Chega a ser uma situação desesperadora! O que fazer, quando não conseguimos enxergar uma saída? O Antigo Testamento traz a história do rei Josafá. Os exércitos inimigos haviam invadido a terra de Judá e vinham para atacar o rei. Josafá ficou com medo. Mas não permitiu que o medo o imobilizasse. Orou ao Senhor, pedindo socorro. Depois deu ordem para que todo o povo de Jerusalém jejuasse por essa causa. Ele mesmo levantou a sua voz em oração, no pátio do Templo, trazendo à memória tudo o que Deus já havia feito por eles no passado, falando sobre a difícil situação que estavam enfrentando. Em sua oração, Josafá reconhece que não sabe o que fazer, por isso olha para o Senhor, pedindo por socorro. Agindo de forma coerente com a sua vida de adoração, mesmo alarmado, Josafá buscou a ajuda de Deus através da oração e do jejum. ((II Crônicas 20)
A história de Josafá reflete a vida de um homem que buscava a Deus. Todavia, a fidelidade dele não impediu que as dificuldades chegassem. A adoração não nos protege das dificuldades da vida, mas nos fortalece para enfrentá-las. Nós temos a quem recorrer! E foi adorando, jejuando e orando que eles tiveram a direção e estratégia certas para enfrentarem os inimigos. Deus sempre fala conosco, quando O adoramos. Estamos com medo? Desanimados? Procurando uma saída para uma situação difícil? Adoremos a Deus. Nessa situação específica, o Espírito de Deus falou através de um levita, Jaaziel, dizendo que naquela batalha eles não teriam que lutar; apenas aguardar o socorro do Senhor. O exército foi marchando tendo à frente os levitas, que louvavam a Deus e cantavam assim: "Louvem a Deus, o Senhor, porque o seu amor dura para sempre". (II Crônicas 20:21) Então, logo que começaram a cantar, o Senhor Deus causou confusão entre os moabitas, os amorreus e os edomitas, e eles foram derrotados. Diante do perigo, Josafá adorou a Deus, o Deus que é e faz. Quando o exército de Josafá recebeu a vitória, no meio do caminho, de volta para casa com os despojos, houve uma nova pausa para o louvor a Deus. Eles pararam para agradecer pela vitória! A bênção recebida é um sinal de quem Deus é; a bênção agradecida é um sinal de quem somos nós. Agradecer fortalece a nossa fé, porque nos faz lembrar das bênçãos que Deus nos deu, o que nos anima para os desafios futuros. A gratidão nos torna mais humildes. A gratidão cria uma atmosfera saudável no ambiente onde estamos. É essencial que celebremos o que Deus fez e continua fazendo! "Assim o reinado de Josafá continuou tranquilo, pois Deus lhe deu paz com todas as nações vizinhas". (v. 30)
Muitas vezes estamos gastando tempo e energia, tentando resolver os problemas do nosso jeito. Mas Deus tem a melhor forma. Ele sempre mostrou cuidados especiais para com o seu povo. A certeza do cuidado divino é essencial para nos trazer serenidade e segurança todos os dias, apesar das circunstâncias. Quem nos livrará dos apertos e das aflições? Quem nos socorrerá no tempo da enfermidade e da adversidade? Quem nos livrará dos inimigos interiores e exteriores? Nós olhamos para Ti, Senhor, porque Tu és o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o socorro bem presente na angústia!