sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Planos bem-sucedidos

31 dezembro 2020 - 05h00
Começo de ano, muitos planos e projetos. A gente sempre espera realizar no novo ano tudo aquilo que não realizou no ano que passou. Escrevemos nossos objetivos e, de uma forma ou outra, lutamos para concretizá-los. É bom ter projetos. Os projetos nos ajudam a seguir em frente, nos dão estímulo e um novo ânimo para viver. Mas nossos planos devem ser colocados, primeiramente, diante do Senhor, porque o Senhor vê lá na frente. 
"Cabe ao homem formular projetos em seu coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos parecem puros ao homem, mas o Senhor é quem pesa os corações. Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito". (Provérbios 16:1-3) 
A epístola de Tiago, no Novo Testamento, fala sobre a falibilidade dos projetos humanos - "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo". (Tiago 4:13-17) Não é sinal de falta de fé pedirmos ao Senhor que estabeleça os nossos planos, de acordo com a Sua perfeita vontade. É claro que não precisamos falar dessa forma se o que pedimos já está na Palavra de Deus como uma verdade. Tomemos como exemplo a salvação. 
Em I Timóteo 2:3-4, a Bíblia declara que é da vontade de Deus que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Portanto, não devo orar: "Senhor, se for da Tua vontade, salve "tal" pessoa". Mesmo porque Deus quer que todos sejam salvos, mas isso também vai depender da escolha de cada um, porque Deus dotou o homem de livre arbítrio.
Na oração do "Pai Nosso", Jesus ensinou a orar assim -"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no céu". (Mateus 6:9-10) No Getsêmani, Jesus, prestes a enfrentar a prisão e a morte, orou dizendo: "Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como Tu queres". (Mateus 26:39) Jesus sempre soube de sua missão, mas Ele precisou subjugar a carne para fazer a vontade de Deus. Fazer o que Deus quer custa muitas vezes renunciar à nossa vontade pessoal. 
Você deve estar pensando - "Então, eu nunca vou ter liberdade para fazer o que desejo?!" 
Seguir a nossa vontade tem sempre um preço. Muitas vezes, alto. Quando nossa vontade está "antenada" com a vontade de Deus, tudo dá certo, porque experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, conforme lemos em Romanos 12:2. 
Quanto mais ligados estivermos ao Espírito Santo tanto mais saberemos orar, pedir, planejar, viver de uma forma elevada, que glorifique o nome do Senhor, deixando marcas de vida por onde passarmos.